Auxiliar

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

Pessoa que auxilia, auxiliador, assistente, ajudante.
___ de almoxarifado, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-99.75) Executa tarefas auxiliares em trabalhos de almoxarifado, controlando e conferindo mercadorias, e materiais, para evitar o recebimento de peças danificadas. Controla o prazo de pedido de reposição e o prazo de entrega do material, atualizando a relação de pedidos em aberto e acionando fornecedores em atraso, a fim de suprir as necessidades da empresa; confere o material comprado através da nota Fiscal emitida pela empresa e conforme pedido da Área requisitante, levantando quantidades e confrontando o pedido com o estoque existente, para determinar os limites dos mesmos ou sua Rejeição.
___ de banco de sangue, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 5-72.40) Executa tarefas no setor hematológico, como coleta, tipagem, transfusões de Sangue e outras afins, utilizando instrumentos e métodos apropriados e sob Supervisão médica, para possibilitar diagnósticos, recuperar pessoas debilitadas e atender a outras prescrições. Preenche a ficha de inscrição dos candidados à doação de sangue, interrogando-os sobre as condições gerais de saúde, para proceder à seleção de doadores; colhe amostra de Sangue do doador selecionado praticando punção venosa, para proceder ao exame sorológico e tipagem; colhe Sangue do doador em frascos previamente preparados, fazendo a infiltração anestésica local e punção venosa, a fim de deixar o Sangue armazenado junto com o Tubo piloto para transfusão e prova cruzada; armazena o Sangue colhido do doador, colocando-o na geladeira e controlando o prazo de validade, para atender às prescrições de urgência e mantê-lo em condições de uso imediato; colhe amostras de Sangue do Paciente receptor, executando punção venosa, para determinar o Tipo sangüíneo; faz a tipagem do Sangue do paciente, seguindo os sistemas ABO e Rh, para selecionar o Sangue a ser transfundido; aplica a transfusão de Sangue no paciente, seguindo o Processo de Infusão venosa, para atender à Prescrição médica; efetua a paralisação da transfusão, Caso verifique qualquer Anormalidade durante o seu processamento e a Comunicação da mesma ao médico hemoterapeuta (0-61.35), desligando a aparelhagem e telefonando ou conferenciando com o mesmo, para evitar danos mais graves ao Paciente e possibilitar a tomada de medidas adequadas ao Caso; faz a verificação e assinalamento das reações à transfusão, percorrendo as clínicas ou enfermarias onde estão internados pacientes atendidos pelo banco de Sangue e registrando-as em livros e fichas especiais, para propiciar o Controle médico e estatístico do serviço. Pode fazer Análise sorológica e imunológica de Sangue do doador, preparando as baterias, verificando as Alterações no Soro sangüíneo por meio de floculação e pesquisa de anticorpos específicos, para constatar, ou não, a presença de Sífilis.
___ de biblioteca, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-95.20) Executa tarefas auxiliares de registro, manuseio e guarda de livros e publicações, em uma biblioteca, atendendo os leitores, repondo o material nas estantes após as consultas, complementando e ordenando os fichários, controlando os empréstimos e Devoluções e providenciando a recuperação do material com prazos vencidos para entrega, para permitir o Controle do acervo bibliográfico e facilitar a localização de livros e outras publicações. Atende os leitores, orientando-os no manuseio dos fichários e localização de livros e publicações, para auxiliá-los em suas consultas; efetua o registro dos livros retirados por empréstimo, anotando seus títulos, autores, códigos de referência, Identidade do usuário, data prevista para a entrega e outros dados de importância, para garantir a futura devolução dos mesmos e obter dados para levantamentos Estatísticos; controla a entrada dos livros devolvidos, registrando a data de devolução dos mesmos e/ou calculando a soma que deverá cobrar para as entregas em atraso, a fim de manter o acervo bibliográfico; envia lembretes referentes a livros cuja data de devolução esteja vencida, preenchendo formulários apropriados, remetendo- os pelo correio a seus usuários ou de outro modo, para possibilitar a recuperação dos volumes não devolvidos; repõe, nas estantes, os livros utilizados pelos usuários, posicionando-os nas prateleiras de acordo com os sistemas de Classificação adotados na biblioteca, para mantê-los ordenados e possibilitar novas consultas e registros; mantém atualizados os fichários catalográficos da biblioteca, completando-os e ordenando suas fichas de consulta, para assegurar a pronta localização dos livros e publicações. Pode datilografar fichas e etiquetas. Pode localizar livros nas estantes, para colocá-los à disposição dos usários. Pode limpar os livros ou supervisionar a limpeza dos mesmos. Pode carimbar e conferir documentos.
___ de contabilidade, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 3-31.15) Efetua anotações das transações financeiras de uma empresa, examinando os documentos relativos às mesmas, efetuando cálculos e fazendo lançamentos em livros específicos, para facilitar o Controle contábil da mesma. Verifica os comprovantes e outros documentos relativos às operações de pagamento, das entradas em Caixa e de outras transações financeiras, efetuando os cálculos necessários, para se assegurar da exatidão das referidas transações; anota as entradas parciais em dinheiro, lançando-as em livro apropriado e fazendo balanços de comprovação, para registrar os resultados totais; prepara a relação de cobrança e de pagamentos efetuados pela empresa, assim como o balanço das contas, especificando os saldos contra ou a favor, para facilitar o Controle financeiro da empresa.
___ de Enfermagem do trabalho, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 5-72.15) Executa atividades auxiliares de enfermagem, atuando sob a Supervisão do enfermeiro, em geral (0-71.10), no atendimento a trabalhadores acidentados em decorrência da execução de sua atividade profissional, para propiciar-lhes a prestação imediata dos primeiros socorros no local e, Caso necessário, providenciar sua remoção para o Hospital mais próximo. Desempenha tarefas similares às que realiza o Auxiliar de enfermagem, em geral (5-72.10), porém atua em dependências de fábricas, indústrias ou outros estabelecimentos que justifiquem sua presença.
___ de enfermagem, em geral, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 5-72.10) Atende às necessidades dos enfermos portadores de doenças de pouca gravidade, atuando sob a Supervisão do enfermeiro, em geral (0-71.10), para Auxiliar no bom atendimento aos pacientes. Controla sinais vitais dos pacientes, observando a pulsação e utilizando aparelhos de asculta e pressão, para registrar anomalias; ministra Medicamentos e tratamentos aos pacientes internos, observando horários, Posologia e outros dados, para atender a pescrições médicas; faz curativos simples, utilizando suas noções de primeiros socorros ou observando prescrições, para proporcionar alívio ao Paciente e facilitar a cicatrização de ferimentos, suturas e escoriações; auxilia nos Cuidados post-mortem, fazendo tamponamentos e preparando o corpo, para evitar secreções e melhorar a Aparência do morto; atende a crianças e pacientes que dependem de ajuda, auxiliando na alimentação e Higiene dos mesmos, para proporcionar-lhes conforto e recuperação mais rápida; prepara pacientes para consultas e exames, vestindo- os adequadamente e colocando-os na posição indicada, para facilitar a realização das operações mencionadas; prepara e esteriliza material e intrumental, ambientes e equipamentos, obedecendo a prescrições, para permitir a realização de exames, tratamentos, intervenções cirúrgicas e atendimento obstétrico; efetua a coleta de material para exames de laboratório e a instrumentação em intervenções cirúrgicas, atuando sob a Supervisão do enfermeiro, em Caráter de apoio, para facilitar o desenvolvimento das tarefas de cada Membro da Equipe de saúde; registra as tarefas executadas, as observações feitas e as reações ou Alterações importantes, anotando-as no prontuário do paciente, para informar à Equipe de saúde e possibilitar a tomada de providências imediatas.
___ de escritório, em geral, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-93.10) Executa os serviços gerais de escritório, tais como a separação e Classificação de documentos e correspondência, transcrição de dados, lançamentos, prestação de informações, participação na organização de arquivos e fichários e datilografia de cartas, minutas e outros textos, seguindo processos e rotinas estabelecidas e valendo-se de sua experiência, para atender às necessidades administrativas. Coleta dados diversos, consultando documentos, transcrições, arquivos e fichários, e efetuando cálculos com o auxílio de máquinas de calcular, para obter as informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa; efetua lançamentos em livros fiscais, registrando os comprovantes de transcrições comerciais, para permitir o Controle da documentação e consulta da fiscalização; participa da atualização de fichários e arquivos, classificando os documentos por matéria ou ordem alfabética, para possibilitar um Controle sistemático dos mesmos; participa do Controle de requisição e recebimento do material de escritório, providenciando os formulários de solicitação e acompanhando o recebimento, para manter o nível de material necessário ao setor de Trabalho; datilografa textos diversos, transcrevendo originais, manuscritos ou impressos e preenchendo formulários e fichas, para atender às rotinas administrativas; atende a chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados e dados de rotina, para obter ou fornecer informações. Pode operar máquinas de Duplicação de documentos, como fotorreveladoras, xerox e mimeógrafo. Pode controlar as condições de máquinas, instalações e dependências, observando seu Estado de conservação e uso, para providenciar, se necessário, reparo, manutenção ou limpeza.
___ de estatística, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-99.20) Compila dados estatísticos, coletando informações, examinando-as e efetuando cálculos complementares, como médias, desvio-padrão e percentuais, e apresentando os resultados em Forma de quadros, conforme for requerido, para obter, organizar e ilustrar os elementos necessários aos estudos de fenômenos coletivos ou de massa. Coleta informações, examinando relatórios, publicações, livros de contabilidade, registros de material, livros de pedidos e outros documentos, e utilizando formulários especiais, a fim de obter subsídios para a elaboração de estudos e estimativas estatísticas; examina as informações coletadas, certificando-se da obtenção dos dados necessários aos estudos, para assegurar-se da representatividade da amostra; efetua cálculos complementares, como médias, desvios-padrão e percentuais, utilizando máquinas de calcular, tabelas de cálculos, tábuas de logaritmos ou outros instrumentos auxiliares, a fim de apurar resultados para a montagem de quadros, mapas ou outros gráficos. Pode preparar relatórios sobre material utilizado e fornecer informações, para ajudar na interpretação dos dados Estatísticos compilados. Os trabalhadores que planejam e conduzem pesquisas estatísticas ou que avaliam os resultados de acordo com os princípios da Análise Estatística estão classificados no subgrupo 0-8, estatístico, matemático, Analista de sistemas e trabalhadores assemelhados.
___ de farmácia, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 4-51.70) Realiza tarefas simples em farmácias, estocando e manipulando produtos já preparados, para atender os fregueses e Auxiliar o farmacêutico. Coloca etiquetas nos remédios, produtos Químicos e outros preparados farmacêuticos, pregando-as com cola ou fita adesiva, para possibilitar melhor Identificação; armazena os produtos, desempacotando-os e dispondo-os ordenadamente, para facilitar a Manipulação e Controle dos mesmos; abastece as prateleiras com os produtos, repondo o estoque quando necessário, para permitir o rápido e permanente atendimento aos fregueses; zela pela limpeza das prateleiras, balcões e outras áreas de trabalho, tirando o pó, varrendo-as e conservando-as, para mantê-las em boas condições de Aparência e uso; limpa frasco, provetas e outros instrumentos, esterilizando-os antes e depois do manuseio, para assegurar a pureza dos produtos e evitar a mistura de substâncias; atende os fregueses, verificando receitas, embrulhando e entregando os produtos, para satisfazer-lhes os pedidos; registra os produtos fornecidos e a importância das vendas, servindo-se de talão apropriado, para possibilitar a cobrança e os controles financeiros e de estoques. Pode preparar produtos não-medicinais, como produtos Químicos industriais e agrícolas, e vender artigos de perfumaria, tais como de toucador, aparelhos e lâminas de barbear e Perfumes.
___ de laboratório de análises clínicas, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 5-72.75) Desenvolve atividades auxiliares gerais de laboratório de análises clínicas, preparando agulhas e vidraria, limpando instrumentos e aparelhos, fazendo colheita e amostras de água, leite e similares e tratando dos animais do biotério, para assegurar maior rendimento do Trabalho e seu processamento de acordo com os padrões requeridos. Faz a Assepsia de agulhas e vidraria, como provetas, pipetas, tubos, seringas e outros recipientes, lavando-os, esterilizando-os e secando-os, para garantir o seu uso dentro do que impõe as normas; limpa instrumentos e aparelhos, como microscópio, centrífugas autoclaves ou estufas utilizando panos, escovas ou outros expedientes, para conservá-los e possibilitar o seu uso imediato; realiza o enchimento, embalagem e rotula- ção de vidros, ampolas e similares, valendo-se de procedimentos aconselháveis, para acondicioná-los conforme determina a ordem de serviço; faz colheitas de amostras de água, leite e outros materiais, utilizando Técnica especial, instrumentos e recipientes apropriados, para possibilitar exames dessas substâncias; trata dos animais do biotério, cuidando da sua alimentação e higiene, para mantê-los em condições de aproveitamento nos testes e pesquisas laboratoriais; auxilia na realização de várias tarefas de laboratório, preparando meios de cultura, fazendo semeaduras e preparando vacinas, para aumentar o rendimento dos trabalhos aí realizados.
___ de laboratório de análises físico-químicas, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 5-72.80) Desenvolve atividades gerais de laboratórios de análises físico-químicas, limpando, conservando e guardando aparelhagem e Utensílios e ajudando nos exames e testes, para possibilitar a realização dessas análises dentro das normas estabelecidas. Procede à limpeza e/ou Desinfecção da aparelhagem, Utensílios e instalações de laboratório, como viscosímetros, condensadores, pipetas, provetas, vidraria, bancadas e locais de trabalho, lavando-os, desinfetando- os e secando-os, polindo as partes cromadas dos aparelhos, varrendo e coletando o lixo, para assegurar-lhe condições de utilização; abastece os recipientes das salas de análise, colocando líquidos, como Água destilada, benzol, acetona e outros e demais Materiais indicando em vidros, vasos, campânulas e outras vasilhas, para possibilitar as análises das amostras; recolhe amostra de matérias-primas e produtos nos locais predeterminados, guiando-se pelas instruções recebidas, a fim de recolhê-las ao laboratório; auxilia ou efetua a montagem e desmontagem de equipamentos simples de laboratório, guiando-se pelas instruções recebidas, para assegurar maior rendimento dos trabalhos; auxilia na pesagem de matérias- primas, nas suas misturas e filtrações, seguindo processos recomendados, para possibilitar o Procedimento mais rápido dessas operações; preenche fichas relacionadas aos trabalhos de laboratório, fazendo anotações pertinentes, para permitir consultas ou informações posteriores.
___ de manobras (ferrovias), (ref. Classificaçã
Brasileira de Ocupações –
CBO 9-84.45) Executa tarefas referentes à formação e ao tráfego das composições ferroviárias, procedendo às operações de engate e manejando, na torre de Controle ou em um posto de sinalização, os sinais ou chaves, para possibilitar a efetivação das manobras ferroviárias e orientar as mesmas. Inspeciona o Estado dos engates, pinos e contrapinos dos vagões, valendo-se de recursos percepto-sensoriais, para assegurar- se de que se encontram em condições satisfatórias; procede à formação ou separação das composições ferroviárias, executando o engate e desengate de locomotivas, carros e vagões, para possibilitar as operações de embarque e desembarque, carga e descarga, despacho e conexas; dá os sinais convencionais, utilizando bandeiras ou lanternas, para nortear o movimento ou posição dos trens; maneja os aparelhos de chaves e sinalização de tráfego, acionando os controles, para indicar o licenciamento e orientar as manobras de trens; zela pelo Estado de chaves, lanternas, cabines e da estação, efetuando a limpeza e outros Cuidados exigidos, para garantir as condições de uso; Desempenha outras atividades relacionadas com os serviços ferroviários, com o movimento do girador de locomotivas, entrega de cartas e telegramas, ajuda na carga e descarga de volumes, procedendo segundo normas e informações recebidas, a fim de contribuir para rápida efetividade dos referidos serviços.
___ de maquinista de trem, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-83.40) Efetua trabalhos auxiliares na Condução de um locomotiva elétrica, diesel ou diesel-elétrica, zelando por suas condições de funcionamento e segurança, para garantir a execução das tarefas de trens de passageiros ou de carga. Comunica a existência de sinais, as instruções de Marcha e os horários estabelecidos, observando os regulamentos de serviço, para Auxiliar na Condução da locomotiva e no cumprimento das normas de segurança; controla as condições de Marcha da locomotiva, verificando a marcação dos indicadores de pressão, Temperatura e combustível, e auxiliando nas reparações e ajustes que se façam necessários durante a viagem, para garantir o funcionamento eficiente e seguro da máquina; acompanha a Marcha do trem, observando as condições de Circulação e o Comportamento da composição em sua passagem por curvas, para detectar eventuais obstáculos na via ou falhas no material rodante, como mancais queimados ou peças desprendidas. Pode ser designado segundo o Tipo de locomotiva em que se opera.
___ de pessoal, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-93.30) Executa serviços relativos ao processamento de admissões, demissões, férias, recolhimento de encargos sociais e atualização de fichas de registro e carteiras profissionais, datilografando documentos, efetuando cálculos e emitindo recibos na concessão dos mesmos, a fim de manter o perfeito funcionamento do setor. Desempenha tarefas similares às que realiza o Auxiliar de escritório, em geral (3-93.10), porém é especializado em preparar os processos e os cálculos para Admissão de funcionários e rescisão de contrato de trabalho, bem como o recolhimento de Imposto de Renda, FGTS, contribuição sindical, assistencial e Iapas, a fim de manterem atualizadas as fichas de registros de empregados e as Carteiras Profissionais, de acordo com as Alterações salariais e períodos de férias concedidas. Pode controlar a solicitação e entrega do vale-transporte e vale-refeição aos funcionários.
___ de seguros, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-39.70) Efetua atividades de apoio na Área de seguros, conferindo documentos, realizando cálculos, providenciando a Abertura de processos de sinistros e vistorias, acompanhando audiência e atendendo à solicitação de segurados, a fim de proporcionar meios de continuidade à atividade-fim da empresa. Realiza serviços de conferência, preenchimento e cálculos de apólices, endossos e liquidação de sinistros de ramos elementares, pessoas e demais modalidades, verificando propostas de seguros, pedindo o endosso e processos de sinistros, para dar cumprimentos às normas da empresa e Órgãos reguladores do mercado; providencia mediante avisos de ocorrência recebidos, a Abertura de processos de sinistros, anexando relatórios, Inspeção e demais documentos afins, encaminhando-os ao setor competente, para proceder à Análise de liquidação de sinistro e conseqüente liberação do pagamento de Indenização; opera terminal de computador, digitando dados relativos a documentos de seguros, para proporcionar a emissão de apólices, endossos e relatórios diversos; preenche mapas de recibos de sinistros, consultando formulários de pagamento de Indenização para manter um perfeito Controle das atividades; analisa processos de sinistros referentes a veículos e/ou reclamantes, conferindo documentos e verificando valores de orçamentos acertados com oficinas, para identificar possibilidades de Ressarcimento das indenizações a serem pagas; solicita a realização de vistoria, preenchendo formulários específicos, confirmando se a oficina é cadastrada na empresa e verificando se há problemas com a apólice ou endosso, a fim de subsidiar o Inspetor quanto à Autorização dos reparos; analisa processos de relatórios de vistoria, atentando para a relação entre o valor orçado e a importância segurada, estudando motivos de reparos não-autorizados e submetendo ao Superior imediato, para definir a liberação dos mesmos ou determinar a perda total; estuda processos que envolvam terceiros, analisando a coerência entre as versões do segurado e do reclamante, e a compatibilidade das avarias existentes nos dois veículos com dados constantes do Relatório de inspeção, para emitir correspondência ao segurado no que tange a sua Responsabilidade pelo acidente, e liberar a execução dos reparos necessários ao Veículo do reclamante; solicita a realização de Sindicância nos casos que apresentem dúvidas quanto à veracidade das informações constantes no aviso de sinistro, confrontando-o com o Relatório de inspeção, de Forma a evitar fraudes contra a empresa; identifica, em processos que envolvam terceiros, casos em que os prejuízos dos danos Materiais superem o valor do Veículo sinistrado, analisando detalhadamente todo o Processo e comparando com tabelas de preços de veículos, de modo a alertar o segurado quanto à necessidade de propor acordo com o declarante no que tange às despesas complementares; prepara processos de Abertura de Ressarcimento judicial, anexando a documentação necessária e solicitando Autorização ao Superior imediato, visando dar entrada junto ao serviço jurídico contratado, para atender às normas da empresa; acompanha resultados referentes a audiências realizadas, verificando relatórios emitidos pela Área jurídica, para efetuar o pagamento de custos e reembolso inerentes ao Processo; organiza pagamentos de comissões e reembolso a prestadores de serviços jurídicos, registrando números de sinistros, informações sobre pagamento de indenizações, comissionamento, e outros dados necessários, calculando valores a serem pagos, conforme Ressarcimento obtido, para encaminhar à Área competente; confere propostas, pedidos de cobertura, e respectivos endossos, baseando- se em tarifas, revistas técnicas e tabelas, verificando os valores do prêmio adicional de funcionamento, vigência da cobertura e códigos correspondentes, a fim de cumprir as normas de aceitação da empresa; efetua cálculos referentes a prêmios de seguros, resseguros e distribuição de co-seguros, utilizando Regras preestabelecidas, aplicando taxas percentuais, preenchendo formulários padronizados, transcrevendo dados especificados em propostas de seguros e demais documentos, para enviar a outros setores da companhia; efetua a conferência de mapas, relatórios apurativos e de controle, confrontando lançamentos e verificando divergências de registros, para que sejam adotadas providências no Sentido de solucionar os problemas apresentados; examina processos de sinistros mais simples, confrontando com tarifas e tabelas específicas, verificando sinistros de acordo com as condições de apólice, conferindo toda a documentação enviada, a fim de cumprir as normas de liquidação de sinistros; atende os segurados e reclamantes, através de telefone, prestando informações quanto a documentos pendentes, Forma de liquidação do sinistro e cobertura da apólice, baseando-se em dados do Processo e consultando terminal de vídeo e/ou arquivos, para esclarecer dúvidas e subsidiar a liquidação dos sinistros de perda parcial.
___ de serviços de importação e exportação, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-93.80) Organiza pedidos de compra e/ou venda de mercadorias ao exterior, discriminando-as por tipo, Qualidade e quantidade, redigindo comunicações diversas, fazendo tramitar os documentos necessários, para possibilitar a importação e exportação dessas mercadorias de acordo com a legislação vigente e com as normas da empresa. Redige cartas, telegramas, telex e outras comunicações, preparando minutas e ditando-as ou redigindo-as manualmente, para possibilitar a tramitação de pedidos de importação e exportação ou a solicitação de Alterações; prepara os pedidos, registrando quantidades, peso e preço unitário e efetuando a descrição da mercadoria, a fim de encaminhá-los aos setores competentes para que se cumpram as exigências e disposições legais; calcula o preço total de cada item em moeda estrangeira, adicionando a cláusula comercial, a data e a modalidade de embarque e efetuando cálculos de frete e seguro correspondente, para detalhar todos os informes; classifica a mercadoria segundo as tarifas alfandegárias, observando seu enquadramento e terminologia, para evitar problemas relacionados com o embarque e liberação das mercadorias; mantém contatos com despachantes, bancos particulares, Órgãos oficiais e alfândega, fazendo- o pessoalmente ou por telefone, para tratar de assuntos relativos à Abertura de cartas de crédito, compras cambiais e desembaraços alfandegários; mantém arquivo de catálogos e literatura técnicos, classificando os documentos de acordo com o Sistema de Classificação adotado, para permitir um Controle sistemático dos mesmos; analisa as publicações oficiais, estudando leis, decretos, portarias e outros, para aplicar as disposições sobre taxas cambiais, situações no porto, modificações de artigos e alíquotas das tarifas da alfândega.
___ de serviços jurídicos, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-93.40) Executa tarefas auxiliares em trabalhos advocatícios ou de natureza geral, pesquisando e selecionando textos jurídicos e informações de interesse, intervindo como Parte na tramitação de processos e preparando certificados de documentação, para assessorar os titulares no desempenho de suas funções. Realiza a pesquisa e seleção de textos jurídicos e comunicações de interesse, consultando livros, diários oficiais e outras fontes, para inteirar-se de prejulgados, acórdãos, leis, decretos, Alterações ou complemento de leis e apurar informações pertinentes ao Caso que está sendo considerado; acompanha o andamento das causas, visitando vara, cartórios e outras repartições, para comunicar a situação dos mesmos com vistas à tomada das devidas providências; efetua a distribuição de autos, entregando os originais às secretarias dos tribunais e as cópias à Parte contrária, para possibilitar o exame dos mesmos; prepara certificados de documentos, reproduzindo peças processuais, escritos constantes de suas notas e outros dados pertinentes, em impressos apropriados, para cumprir disposições legais; efetua pagamentos de acordos, liqüidação de sentença, custas e outros, utilizando cheques ou moeda corrente, para assegurar a quitação das dívidas. Pode acompanhar perícias requeridas.
___ de trem, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 9-84.60) Executa trabalhos de manobras, vigilância, guarda, Controle dos freios e engates e outros serviços auxiliares concernentes a trens, orientando-se pelas Regras e práticas pertinentes e pelas ordens da Supervisão imediata, para Auxiliar no cumprimento das normas de segurança do transporte ferroviário e zelar pela comodidade dos passageiros. Desempenha serviços de manobras, determinando o Limite de peso e o número de vagões e efetuando os engates necessários, para formar as composições; examina o Estado do material rodante, verificando se a composição está provida de todas os sinais e acessórios e se os freios se encontram dentro das condições de segurança, para certificar-se de que o trem está em perfeitas condições de funcionamento; faz a conferência, arrumação e entrega das bagagens, procedendo de acordo com as determinações a respeito, para evitar trocas, extravios ou outros danos; efetua a conferência, registro e guarda de documentos, dinheiro ou valores similares, anotando em cadernetas próprias o material recebido e agindo conforme Regras estabelecidas, para assegurar a inviolabilidade desses valores; faz a emissão e cobrança de talões de passagens e a arrecadação de bilhetes e passes, agindo conforme normas estabelecidas, para atender aos interesses da empresa; zela pela boa ordem, asseio e limpeza da composição e pela segurança e comodidade dos passageiros, equipando os carros-dormitórios com o material necessário, instalando os passageiros e respectivas bagagens, verificando o funcionamento de trincos, fechaduras, luz elétrica e água, para assegurar viagens tranqüilas, agradáveis e seguras; mantém a vigilância dos freios e engates durante o percurso, apertando ou alargando os freios por iniciativa própria ou de acordo com sinais do maquinista de trem (9-83.20) e examinando pinos e contrapinos, para atender às condições de segurança.

comments powered by Disqus