Analista

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Pessoa que faz Análise.
Observador, analisador.
Pessoa versada em álgebra.
Pessoa que faz análises químicas, clínicas, etc.
___ de sistemas, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 0-83) Os trabalhadores deste grupo de Base analisam as necessidades e problemas em matéria de Tratamento de informação. Suas funções consistem em: assessorar as possibilidades e custos de emprego de sistemas de Tratamento automático da informação e introduzir tais sistemas, de acordo com as necessidades de empresas comerciais e industriais, de Órgãos de administração pública e outros. Os trabalhadores que operam máquinas para processamento automático de dados estão classificados no grupo primário 3-42, operadores de máquinas de processamento automático de dados.
___ de sistema, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 0-83.20) Analisa e estabelece a utilização de sistemas de processamento automático de dados em uma empresa ou organização, estudando as necessidades, possibilidades e métodos referentes aos mesmos, para assegurar a exatidão e rapidez dos diversos tratamentos de informações. Estuda as características e planos da empresa ou organização, estabelecendo contatos com o Corpo diretivo da mesma, para verificar as possibilidades e conveniência da aplicação de processamento sistemático de informações; identifica as necessidades dos diversos setores da empresa, determinando quais dados devem ser identificados, o grau de sumarização permitido e o formato requerido para a apresentação dos resultados, para formular um plano de Trabalho; faz estudos sobre a Viabilidade e o custo da utilização de sistemas de processamento de dados, levantando os recursos disponíveis e necessários, para submetê-los a uma decisão; examina os dados de entrada disponíveis, estudando as modificações necessárias a sua normalização, para determinar os planos e seqüências da elaboração de programas de operação; estabelece os métodos e procedimentos possíveis, idealizando-os ou adaptando os conhecidos, segundo sua economicidade e eficiência, para obter os dados que se prestam ao Tratamento em computador; prepara diagramas de fluxo e outras instruções referentes ao Sistema de processamento de dados e demais procedimentos correlatos, elaborando-os segundo linguagem apropriada, para orientar os programadores e outros trabalhadores envolvidos na operação do computador; verifica o desempenho do Sistema proposto, realizando experiências práticas, para assegurar-se de sua Eficiência e introduzir as modificações oportunas. Pode dirigir a preparação de programas. Pode coordenar as atividades de profissionais que realizam as diferentes fases da Análise do programa, as definições das soluções, o detalhamento das soluções, a codificação do problema, Teste de programa e Eliminação de erros. Pode orientar sobre o Tipo de Sistema e equipamento mais adequado para o cliente, dirigir e coordenar a instalação de sistemas de Tratamento automático da informação, supervisionando a passagem de um Sistema para outro e planejando a utilização paralela do antigo e do novo Sistema de processamento de dados. Pode especializar-se em determinado aspecto da Análise de sistemas, como o estudo de Viabilidade ou introdução de sistemas automáticos de processamento de dados.
___ de suporte de sistema), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 0-83.30) Instala e mantém a maioria dos sistemas, identificando e resolvendo problemas, realizando modificações nas instruções de operação em vigor, adaptando-as, a fim de prover suporte técnico, na sua Área de responsabilidade, para o Centro de Processamento de Dados e/ou usuários externos ao mesmo. Mantém os sistemas sob sua responsabilidade, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade no funcionamento dos mesmos; responde pelo estudo e instalação dos sistemas, verificando as interligações de seus componentes, para evitar problemas posteriores; segue rotinas de gerência de instalações junto ao Centro de Processamento de Dados, testando e implementando novos produtos, para obter um melhor funcionamento dos sistemas; verifica os sistemas que estão sob sua responsabilidade, recomendando e fazendo mudanças e analisando seus impactos, para melhorar a performance dos mesmos. Pode especializar-se em um determinado Tipo de Sistema e acompanhar sua evolução. Pode prestar suporte em demonstrações a clientes. Pode assumir responsabilidades adicionais quando necessário.
___ de Comunicação (teleprocessamento), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 0-83.45) Planeja, projeta e instala as redes de Transmissão de dados que suportam sistemas de processamento de dados, analisando a utilização de redes em uso ou planejadas e desenvolvendo estudos para melhorar seu desempenho ou modificar sua capacidade, para recomendar procedimentos ou ajuste melhor em seu desempenho. Supervisiona as atividades pertinentes ao setor de teleprocessamento, através da integração da equipe subordinada, controlando e administrando a rede de teleprocessamento, a fim de fazer ajustes para seu melhor desempenho; planeja as topoligias de rede, aquisição, instalação e manutenção de software e equipamentos de teleprocessamento, definindo índices e padrões de desempenho da rede, visando mantê-las em perfeito funcionamento.
___ (outros), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 0-83.90) Incluem-se aqui os analistas de sistemas não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de Base.
___ de organização e métodos, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 0-92.30) Analisa a estrutura organizacional de uma empresa, empregando os princípios da organização científica do trabalho, para estabelecer ou recomendar processos, métodos e rotinas de Trabalho que assegurem uma maior e mais eficiente produtividade aliada a uma minimização de custos. Analisa os sistemas e métodos de trabalho, efetuando levantamentos das tarefas dos vários setores, das cargas de trabalho, dos fluxos operacionais e dos ciclos e impressos utilizados, para realizar o estudo da organização da empresa; examina as informações obtidas nos levantamentos internos e elabora fluxogramas de operações, baseando-se nas necessidades e possibilidades da empresa, para determinar a racionalização do Trabalho; revisa rotinas de Trabalho e formulários utilizados, analisando-os em seus pormenores, para sugerir a criação de novos documentos e a Eliminação de trabalhos duplicados, visando à sistematização dos processos de produção; controla a Implantação e execução dos métodos e sistemas novos ou aperfeiçoados, coordenando ou acompanhando seu desenvolvimento, para garantir a correta utilização dessas técnicas de Trabalho; registra os procedimentos adotados, os trabalhos realizados e os resultados obtidos, elaborando gráficos e relatórios, para permitir o exame e decisão por Parte da direção Técnica.
___ de câmbio, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 0-99.40) Analisa processos relativos à Área de câmbio, produzindo informações através do registro, Controle e demais providências cabíveis, para permitir o correto desenvolvimento das atividades da Área. Acompanha e controla as carteiras de câmbio, verificando balancetes e demais contabilizações, para segurança das informações solicitadas; controla a entrada de pedidos de Abertura de cartas de crédito, formalizando garantias e providências, para definir sua emissão; recebe correspondências de empresas e/ou bancos, analisando as solicitações contidas, para produzir respostas cabíveis; efetua Controle contábil dos processos da carteira, elaborando inventários periódicos, para permitir o perfeito acompanhamento do Processo; controla contratos celebrados, examinando os documentos que amparam a operação, para garantir obediência à legislação contábil vigente; organiza o movimento do dia, separando documentos necessários, para exame da fiscalização do Bacen; registra baixas, cancelamentos e liquidações das operações e separa processos sujeitos a Alterações ou prorrogações, providenciando seu encaminhamento ao Bacen, para atender a solicitações recebidas; verifica diariamente os mapas de operação de importação, exportação e financeiro, analisando as informações contidas, para o acompanhamento dos saldos reais existentes no exterior; confirma linhas de crédito de empréstimos contraídos no exterior, realizando ações administrativas necessárias, para permitir o perfeito desenvolvimento da operação; emite relatórios, produzindo informações referentes ao balancete de resultado de câmbio, para informar à diretoria; orienta a confecção do balancete mensal de câmbio, apurando e conciliando resultados de todas as carteiras de câmbio, para permitir o eficaz Controle dos trabalhos da Área; acompanha o fechamento diário de todas as transações concretizadas, verificando a realização de pagamentos recebidos e efetuados, para lançamentos em balancetes e relatórios.
___ de ocupações e trabalhadores assemelhados, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-97) Os trabalhadores deste grupo de Base ocupam-se de análises relacionadas às profissões. Suas funções consistem em: analisar, descrever e codificar as categorias ocupacionais para fornecer subsídios necessários aos serviços de pessoal, serviços administrativos, de informações e outros serviços de organizações públicas ou particulares; analisar, descrever e classificar os cargos de uma empresa, para o estabelecimento de salários e outros fins.
___ de ocupações, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-97.20) Realiza análises ocupacionais, efetuando estudos metódicos, sistemáticos e completos de grupos de cargos pertencentes a uma categoria ocupacional determinada e compatibilizando os diferentes critérios empregados no estudo do trabalho, para organizar a estrutura das ocupações de maneira Técnica e operacional. Determina o âmbito da Análise programada, baseando-se nos objetivos propostos, para definir a metodologia, formulários e instruções; seleciona os estabelecimentos que intervirão nas análises e pesquisas de campo, valendo-se da ajuda de grupos Técnicos de apoio, e adotando determinados critérios, para assegurar o êxito e representatividade da pesquisa; desenvolve os trabalhos de pesquisa de campo, realizando entrevistas segundo os critérios estabelecidos e consultando as informações de base, para informar-se acerca da dispersão das tarefas principais e demais características do Trabalho e do trabalhador; critica, analisa e codifica a documentação obtida através da pesquisa de campo, realizando estudos comparativos das descrições e de outras informações, para compatibilizar o conteúdo e natureza das ocupações; redige a descrição das categorias ocupacionais, expondo as características específicas de cada uma e informando as tarefas pertinentes, para possibilitar sua utilização em diferentes serviços relacionados com o estudo do Trabalho e emprego. Pode coordenar e dirigir os trabalhos de outros analistas e dos grupos Técnicos de trabalho, instruindo-os acerca de métodos, técnicas e outros aspectos de relevo da Análise e descrição de postos de trabalho, para proporcionar-lhes os elementos indispensáveis às suas próprias análises. Pode especializar-se na elaboração de análises com fins específicos, como análises destinadas à preparação de monografias ocupacionais e outras. Pode elaborar sistemas de Classificação de ocupação, manuais de informação profissional, informes sobre análises e Avaliação de postos de Trabalho e outro material, para facilitar o Trabalho dos estabelecimentos industriais, oficiais e de outro gênero, em diversos campos, como a administração de serviços de pessoal, estudos e planejamentos de mão-de-obra, formação de trabalhadores e informação e orientação profissional.
___ de cargos e salários, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-97.30) Analisa, descreve e classifica os cargos de uma empresa, entrevistando os funcionários da mesma, observando a execução das tarefas nos postos de Trabalho e realizando pesquisas salariais, para fornecer os elementos necessários à determinação de níveis salariais, avaliações de desempenho, sistemas de promoções, programas de Treinamento e a outros fins. determina o âmbito da Análise solicitada, baseando-se nos objetivos propostos, para definir a metodologia, formulários e instruções a serem utilizados; entrevista os ocupantes dos cargos selecionados e seus superiores imediatos, utilizando métodos e formulários apropriados, para obter dados acerca das tarefas, operações e demais características de cada cargo; realiza análises comparativas das informações obtidas através de entrevistas, pesquisas e outros meios, seguindo a metodologia adotada, para elaborar a Classificação dos cargos pesquisados; redige descrições das tarefas e operações, baseando-se nas características de cada cargo, para permitir sua utilização nos diferentes serviços da empresa; realiza estudos salariais, efetuando consultas externas e internas, estudando métodos de remuneração e comparando índices Médicos da empresa e do mercado de trabalho, para fornecer subsídios à formulação da política salarial da empresa; elabora gráficos Estatísticos referentes a salários e cargos de determinada empresa, baseando-se nos dados apurados, para demonstrar a Classificação dos cargos e a estrutura salarial. Pode especializar-se na elaboração de análises para fins específicos, como Classificação de cargos e sistemas de remuneração e promoções.
___ de recursos humanos, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-97.35) Executa atividades na Área de recursos humanos, como as relacionadas à contratação, formação profissional, salário e outras, planejando, organizando e controlando os programas e executando sua Avaliação para possibilitar a contratação de funcionários qualificados e assegurar o desenvolvimento dos quadros da empresa. Analisa e controla a Variação dos custos na folha de pagamento, promovendo a inclusão dos percentuais de aumentos concedidos, elaborando e definindo quadros, tabelas, gráficos e programas demonstrativos, para encaminhamento à chefia imediata; controla e executa a movimentação de entrada de dados no Sistema de folha de pagamento, alterando dados e incluindo informações, para manter atualizados os relatórios solicitados; providencia admissões, transferência e rescisões de contratos, observando a legislação e normas vigentes, para dar prosseguimento a estes processos; acompanha e analisa as mudanças na legislação, avaliando impactos e propondo alternativas, para permitir o correto desenvolvimento dos trabalhos; executa registros nos assentamentos de funcionários, controlando férias, efetuando inclusões, Alterações e exclusões, para manter em ordem seus arquivos; responde pela compra e distribuição de vale-transporte, tíquete-refeição e outros benefícios instituídos, observando prazos e levantando custos, para cumprir programas sociais existentes; esclarece e orienta os funcionários, informando quanto aos seus deveres e direitos, para ampliar a divulgação das normas da empresa; acompanha e executa programa de seleção e treinamento, levantando necessidade, orientando na elaboração de material didático, definindo metodologias, conteúdos e carga horária, para conseguir o máximo aproveitamento; providencia apoio logístico aos programas de treinamento, convocando participantes, preparando material didático e locais de realização, para assegurar perfeitas condições ou desenvolvimento; promove o recrutamento de mão-de- obra, consultando arquivos, cadastros, currículos e realizando entrevistas, para assegurar o desenvolvimento dos quadros da empresa; assessora a direção geral nos atendimentos com representantes trabalhistas, emitindo pareceres sobre as matérias tratadas, para organizações trabalhistas, para assegurar providências compatíveis com o Interesse do pessoal e da empresa; responde pela Eficácia da administração de cargos da política de remuneração, adotando normas consistentes e baseadas em modernas políticas da área, para assegurar a retenção da mão-de-obra qualificada.
___ de ocupaçõ
s e trabalhadores assemelhados (outros),
(ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-97.90) Incluem-se aqui os analistas de ocupações e trabalhadores assemelhados não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de Base.
___ de importação e exportação, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-98.35) Orienta processos relativos à importação e exportação de mercadorias, equipamentos e outros materiais, estudando projetos, leis e normas e toda documentação existente sobre o assunto e efetuando os cálculos necessários, para assegurar o cumprimento das exigências estabelecidas pelos Órgãos competentes. Analisa a documentação relativa ao Tipo de mercadoria, o equipamento a ser importado ou exportado, verificando se o material está bem caracterizado, para verificar a observância às normas e regulamentos governamentais; estuda o enquadramento do projeto dentro das normas governamentais, consultando as cláusulas de benefícios fiscais e outras regulamentações para obter a isenção de taxas; estuda o Sistema de pagamento no exterior, analisando suas implicações internas e as normas e exigências da Cacex, para sugerir as normas mais adequadas de pagamentos; consulta representantes locais de firmas fornecedoras estabelecidas no exterior, efetuando os contatos rotineiros, para decidir sobre guias de importação ou exportação; verifica as taxas e impostos incidentes sobre os produtos nos mercados mundiais, analisando e comparando a situação dos diversos mercados, para decidir sobre os tributos mais favoráveis para cada Tipo de Produto; estima o custo de importação ou exportação de determinada mercadoria, enquadrando a mesma na sistemática vigente e calculando impostos e taxas de acordo com a alternativa mais viável, para possibilitar o preenchimento das devidas guias; faz o levantamento de guias de importação e exportação e demais documentos pertinentes, recorrendo aos Órgãos competentes, para dar andamento a processos em Causa; analisa os pedidos de mercadorias recebidos do exterior, verificando tipos, qualidades e demais especificações, para instruir os processos e/ou encaminhá-los ao setores competentes.
___ de pesquisa de mercado, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-99.45) Elabora, coordena e acompanha a execução de atividades de uma pesquisa coletando e analisando informações, a fim de identificar e disseminar dados. Orienta a realização de pesquisas, determinando o tema a ser elaborado, para preparar diagnósticos globais e setoriais da atividade pesquisada; analisa e estrutura as informações coletadas, observando o plano já traçado para identificar as possibilidades comerciais do Produto; efetiva levantamentos e diagnósticos, para Implantação e acompanhamento na Área técnica, elaborando ajustes e propostas, para encaminhá-las aos clientes; viabiliza os produtos, relacionando-os à utilização de informações, buscando a sua aquisição e liberação para uso público, diante do envolvimento nas negociações com diversas agências, a fim de elaborar e desenvolver produtos, e adequar informações do mercado; integra equipes técnicas interdisciplinares de execução, bem como coordena a implementação de produtos contratados, mantendo o relacionamento com os clientes, para elevar o nível de utilização dos produtos e sua sustentação comercial. Pode realizar negociações com produtores e usuários de informações urbanas em determinada atividade socio-econômica.
___ de comercialização, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-99.55) Realiza atividades dirigidas ao atendimento de uma demanda, à Identificação e conquista de mercado e à sua manutenção, fazendo negociações técnico-comerciais, a fim de realizar a venda de produtos. Elabora anteprojetos, analisando a demanda do mercado e propondo soluções, para atender às necessidades dos clientes; realiza pesquisas e testes de mercado, fazendo sondagens, para identificar as oportunidades de negócios; acompanha eventos, observando os diversos segmentos da informática, para diagnosticar tendências; identifica a clientela potencial, estudando a procura de mercado, para obter novos produtos e utilizar os disponíveis na empresa; avalia o desempenho dos produtos concorrentes, analisando-os, para adequar os produtos da empresa à realidade de mercado; propõe a criação de novos produtos, baseando-se nos resultados da Análise de mercado e suas tecnologias existentes, para impulsionar a Área de comércio da empresa; estabelece um programa de acompanhamento e controle, observando a coleta de informações sobre clientes e analisando as suas condições sócio-político-econômicas, para aferir os resultados em relação às metas estabelecidas. Pode negociar volumes, prazos e preços com os clientes. Pode definir a clientela de interesse, dentro do campo de atuação da empresa.
___ de seguro, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 1-98.55) Elabora condições e critérios de taxação para aceitação de seguros especiais, baseando-se em políticas fixadas pelos Órgãos normatizadores, estudando propostas, pedidos de cobertura, averbação e respectivos endossos, aplicando tarifas e tabelas, efetuando cálculos de prêmios e estabelecendo prazos de vigência e cobertura, para adequá-los aos interesses do segurado e cumprir as normas de aceitação da empresa. Orienta e distribui aos funcionários as propostas de seguros, pedidos de cobertura e respectivos endossos, efetuando análises preliminares em casos de importância segurada Superior ao Limite de cobertura automática da empresa, para futura emissão de apólice; providencia cálculos de prêmios e cobertura de seguro, informando-os sobre os resultados ao corretor ou segurado, para futura emissão de apólice; sugere, nos casos mais complexos, as taxas e comissões de corretagem, discutindo a Viabilidade dos riscos propostos, e orientando na cobertura dos seguros, para atender aos interesses do segurado e da empresa; revisa cálculos diversos referentes a prêmios de seguros, resseguros e distribuição de co-seguros, baseando-se em Regras preestabelecidas, a fim de conferir a aplicação de taxas e percentuais; supervisiona, orienta e esclarece dúvidas técnicas e administrativas, efetuando contatos comerciais com corretores, conferindo e assinando contratos e apólices emitidos, para contribuir no desempenho comercial da companhia; analisa tecnicamente os documentos recebidos da Área comercial, consultando informativos, tabelas e cotações de moedas estrangeiras, para enquadramento dos processos dentro das normas de seguros; executa exame prévio dos riscos, analisando a proposta apresentada, e verificando todas as possibilidades de sinistros, para decidir sobre as condições de aceitação do seguro; avalia o Comportamento das carteiras, seguradoras/resseguradoras e do mercado em geral, analisando quadros Estatísticos e relatórios técnicos, sugerindo medidas corretivas de eventuais distorções verificadas na operação dos ramos, para projetar resultados das carteiras em exercícios futuros; examina dados e documentação relativos a pedidos de colocação de Risco no exterior, adequando-os aos padrões praticados pelo mercado internacional, para remetê-los à decisão Superior; elabora resumo contendo documentação, informações, e pareceres Técnicos das carteiras e propostas de distribuição de percentuais de Responsabilidade entre os resseguradores/brokers, reunindo participantes dos contratos automáticos e/ou facultativos, para definir quanto à efetivação da colocação de Risco no exterior; confere o documento de formalização da aceitação pelo ressegurador no exterior, analisando a documentação-padrão necessária, condições contratuais, relação de participantes e respectivos percentuais dos resseguradores, a fim de serem enviados às carteiras para os lançamentos cabíveis; analisa seguros de maior valor dos ramos, Incêndio e lucros cessan-tes, baseando-se nos relatórios de inspeção, taxas fixadas, adicionais e descontos de medidas de Prevenção de combate a Incêndio adotadas, para definir parâmetros de aceitação; atende a corretores e segurados, prestando orientação Técnica na contratação e manutenção de seguros e desenvolvendo estudos de tarifação especial, para dar apoio à Área de produção; orienta e coordena as informações prestadas aos Órgãos administrados e Técnicos da companhia sobre questão relativa a resseguros, co-seguro e demais peculiaridades dos processos efetuados pela área, promovendo reuniões e atendendo a consultas, para permitir a perfeita aplicação das normas adotadas; coordena e controla estudos para desenvolvimento e elaboração de novas apólices de vida em grupo, acidentes pessoais e preservação das modalidades já existentes, realizando Análise das propostas, taxação de riscos, elaboração de cartas-oferta, para otimizar o resultado das carteiras; realiza estudos para estabelecimento da política de taxação dos seguros de vida em grupo e acidentes pessoais, baseando-se em práticas de mercado e resultado técnico das carteiras, para propor critérios que melhorem seu desempenho; controla o desenvolvimento das atividades de manutenção das apólices de vida em grupo e acidentes pessoais, efetuando acompanhamento semestral de apuração do resultado da mesma e providenciando as Alterações necessárias, para manterem atualizados os valores dos prêmios e capitais segurados; controla propostas, pedidos de cobertura, averbação e respectivos endossos, baseando-se em tarifas, relatórios e tabelas, efetuando cálculos do prêmio adicional de funcionamento, prazo de vigência e cobertura para cumprir as normas de aceitação da companhia.
___ de crédito e cobrança, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3-39.25) Analisa as fichas cadastrais e demais documentos de clientes, Pessoa fisica ou jurídica, examinando extratos contábeis, financeiros e outros informes comerciais, para assegurar o cumprimento do Sistema de crédito e cobrança nos prazos estabelecidos. Analisa propostas de clientes, examinando demonstrações de contas, aplicações financeiras e aplicações em material de manutenção, para determinar limites de crédito ou sua Rejeição; orienta investigações de crédito, determinando pesquisas em bancos, em companhias financeiras e em outras entidades que possam fornecer referências comerciais e dados adicionais, para utilizá-las na Análise do valor proposto pelo cliente; emite pareceres sobre as propostas analisadas, indicando a Viabilidade dos documentos e opinando sobre as soluções referentes a cada caso, para encaminhá-los ao setor competente; estuda sistemas de cobrança, verificando os elementos principais dos mesmos e os fatores que implicarão atrasos de pagamentos, para tirar conclusões sobre a aplicação no mercado financeiro; orienta sobre aplicação de processos no Sistema de cobrança, indicando os fatores que devem ser reformulados, para possibilitar a captação dos recursos creditados; colabora na política adotada, participando no desenvolvimento de programas e procedimentos relativos a créditos comerciais e planos financeiros especiais, a fim de contribuir para a melhor Solução dos problemas apresentados e a maior rentabilidade da empresa; organiza e desenvolve propostas de clientes, ordenando a documentação, classificando as operações financeiras e estabelecendo índices analíticos, para apresentá-las à autoridade em créditos especiais; analisa e interpreta números e referências constantes de cadastro de clientes, visando aferir seu grau de Risco creditício, para permitir a adequada tomada de divisão quanto à concessão do empréstimo; realiza Análise da situação econômico-financeira de clientes, Pessoa fisica ou jurídica, consultando dados cadastrais, avaliando resultados de análises e balanços, para determinar o Risco das operações e potencialidade dos clientes para fins de decisões de concessões de crédito; revisa, quando necessário, operações de crédito efetivadas, verificando condições e formas de concessão, para atender à determinação Superior.