Sangue

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

F. lat. sanguis, sanguinis.
Líquido vermelho, espesso, que circula através do coração, artérias, capilares e veias [por meio dele se fazem as trocas de substâncias como alimento, oxigênio, gás carbônico e outros, entre o meio exterior e os tecidos do organismo].
Tecido líquido que circula através do coração, artérias, capilares, veias, propulsionado pelo primeiro e que supre de alimentos e Oxigênio os outros tecidos do organismo, ao mesmo tempo que retira o Dióxido de carbono e os produtos de degradação do Metabolismo. É constituído de uma Parte líquida, o plasma, e outra sólida, os elementos figurados tais como: glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas (trombócitos). O plasma é constituído fundamentalmente de Água (92%), contendo em Solução: proteínas, 7g por 100ml, eletrólitos, produtos orgânicos não protéicos, substâncias nitrogenadas não protéicas (uréia, Ácido úrico, xantina, hipoxantina, creatinina, amônia, aminoácidos), gorduras neutras, fosfolipídeos, colesterol, glicose, secreções internas e Enzimas. A soroalbumina, uma das frações protéicas que aparece na proporção de 4,1g em 100ml de plasma é responsável pelo equilíbrio coloidosmótico do Sangue circulante. As globulinas, que atingem 2,7% do plasma, são sede dos anticorpos. Estes têm três componentes: alfa, beta e gamaglobulinas. Esta é sede dos fenômenos de Imunidade. O fibrinogênio e a protrombina estão intimamente ligados à coagulação. Os constituintes inorgânicos com radicais sódio, cálcio, magnésio, fósforo, representando 0,9g por cem mililitros de plasma mantêm o equilíbrio hidrossalino bem como a Reserva alcalina do Sangue. A Parte celular tem três constituintes com funções específicas. Os glóbulos vermelhos transportam Oxigênio e o anidrido carbônico, participam na manutenção do equilíbrio acidobásico e pela Hemoglobina neles contida dão origem aos pigmentos biliares e a seus Derivados. O Indivíduo Normal tem de quatro e meio a cinco milhões de hemácias por milímetro cúbico. Os glóbulos brancos têm o papel de defender o organismo das infecções pela fagocitose. No Adulto há normalmente de sete a oito mil glóbulos brancos por milímetro cúbico de Sangue. Valores superiores a 10 mil – leucocitoses – traduzem Processo infeccioso; valores abaixo de 5 mil – leucopenias – e inferiores a 2 mil – agranulocitoses. As plaquetas têm seus valores normais ao redor de 250 mil por milímetro cúbico.
A Diluição do sangue por Água altera a concentração de seus componentes perante confirmação de afogamentos.
Nomina Anatômica (ref. Angiologia)
Nomina histológica'' (ref. Trombopoese) [plasma sangüíneo, Soro sangüíneo, elementos figurados, células sangüíneas, Leucócito ou glóbulo branco].
(ref. CID10) Achado anormal de exame químico não especificado do sangue, (R79.9)
Anormalidade do nível de elementos minerais no sangue, (R79.0)
Doença não especificada do Sangue e dos Órgãos hematopoéticos, (D75.9)
História Familiar de Doença do Sangue e dos Órgãos hematopoiéticos e alguns transtornos imunitários, (Z83.2)
História pessoal de doenças do Sangue e dos Órgãos hematopoiéticos e alguns transtornos imunitários, (Z86.2)
Transtornos renais túbulo-intersticiais em doenças do Sangue e transtornos imunitários, (N16.2)
Intoxicação por Sangue natural e produtos do sangue, (T45.8 e Y44.6)
Nível anormal dos gases do sangue, (R79.8)
Outros achados anormais de exames Químicos do sangue, (R79)
Outros achados anormais específicados de exames Químicos do sangue, (R79.8)
Pneumonite por Aspiração de sangue, (CID10 – J69.8)
Presença de drogas e de outras substâncias normalmente não encontradas no sangue, (R78; ÁlcoolR78.0; opiáceos – R78.1; cocaína – R78.2; alucinógeno – R78.3; outras drogas com potencial de causar DependênciaR78.4; Droga psicotrópica – R78.5; Agente EsteróideR78.6; nível anormal de metais pesados – R78.7; nível anormal de LítioR78.8; Substância não especificada normalmente não encontrada no SangueR78.9)

comments powered by Disqus