Hospital

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

Edifício destinado a internar pacientes com o objetivo de diagnosticar e tratar sua Saúde física e mental.
Podem ser governamentais ou privados.
Os governamentais, bem como os privados, podem ter, além do objetivo fundamental de tratar do paciente, também o de ensino e de pesquisa.
Os de ensino geralmente são gerais, acolhendo todas as especialidades e pertencem às Faculdades de Medicina. Neles também há pesquisa. O ensino, em muitos casos, vai além da Graduação também tem cursos de Pós Graduação além de outros como enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia etc.
___ privados, podem ser abertos ou fechados. Os abertos que tem historicamente como paradigma as antigas Santas Casas de Misericórdia, Sistema de Saúde introduzido no Brasil na época da Colonização portuguesa remonta à fundação das Casas de Misericórdia, que se iniciou com a Santa Casa de Santos, fundada em 1543. Tratava do problema como caridade, onde a receita provinha da benemerência dos ricos; o Trabalho de Enfermagem e administrativo, da devoção das freiras, o do médico, voluntário e o doente era tratado gratuitamente. Tal situação perdurou até o início deste século quando, em 1933, a Lei Elói Chaves criou uma Caixa de Aposentadoria e Pensão para cada uma das estradas de Ferro do país, Fato tido como Ponto de partida da previdência social brasileira. Na década de 40, com a criação dos Institutos de Previdência, estes também cuidavam da Saúde. Nessa ocasião, pela primeira vez, os trabalhos Médicos passavam a ser remunerados. Durante muito tempo o trabalhador rural ainda nesses hospitais eram internados como indigentes. As Misericórdias aos poucos tornaram-se hospitais fechados onde só os integrantes de seu Corpo médico podiam exercer a profissão recebendo também doentes particulares em alas próprias.
___ privados fechados, tem Corpo médico próprio ou contratado pelo seu dono e atende a clínica privada de um ou poucos profissionais. Hoje, eles atendem, além dos pacientes particulares de seu Corpo médico, também os de convênio quando não são propriedade do próprio convênio.
___especializados, geralmente privados e fechados destinado a determinadas doenças (quando privado atende a clínica de um só ou grupo de especialistas da mesma área, quando público é para doenças endêmicas e que o governo tem obrigação de tratar, v.g. doenças infecciosas em geral, lepra, psiquiatria, tuberculose, AIDS. Ver: Saúde

comments powered by Disqus