Ferro

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Fe; número atômico – 26; peso atômico – 55,845; grupo da tabela – 8; configuração eletrônica – [Ar].3d6.4s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal cinza prateado, maleável e dúctil. É um elemento relativamente abundante no universo, encontrado no sol e em estrelas. Por ser muito reativo, dificilmente se apresenta na Forma pura. O Ferro é um componente vital para animais e plantas e componete importante na Hemoglobina.
Acompanha o homem desde os primórdios de sua existência. Não se sabe quando ou como o Ferro foi descoberto. Registros do uso do Ferro datam de antes de 3000 anos a.C. Os Hititas, povo que habitou a ásia menor nos anos 1300/1200 a.C., já trabalhavam com o metal. Ferramentas de aço foram encontradas na Assíria e datavam de 700 anos a.C. Em 1786, Monge Vandermond e Bertholet estabeleceram, que a diferença entre Ferro e aço era devido a quantidade de Carbono. Em 1879, Sidney Gilchrist Thomas e Percy Lyle Gilchrist, descobriram um Processo para remover o elemento Fósforo (P) do Ferro fundido (lingote).
O Ferro constitui aproximadamente 5% da Crosta terrestre, sendo o quarto elemento mais abundante e o segundo metal mais abundante. Os minerais mais importantes são: Magnetita (Fe3O4) - 72,4% de Ferro; Hematita (Fe2O3) - 70% de Ferro; Limonita (2Fe2O3.3H2O) - 59,9% de Ferro; Siderita (FeCO3) - 48,3% de Ferro. A Avaliação das reservas mundiais de minério de Ferro deve ser encarada com certa restrição, pois novas descobertas vão alterando o quadro destas reservas. As reservas de Ferro estão espalhadas pelo mundo todo; na Ásia, Oriente Médio, América do Sul, Europa, América do Norte, Antilhas, África e Oceânia.
Ocorrência no Brasil - o Ferro tem destacada importância econômica no contexto internacional, sendo o país, detentor de 8% das reservas mundiais e responsável por 12% da produção. Depósitos de minério de Ferro: na Bahia –
estão localizados nos municípios de Manoel Vitorino, Itagi, com grande variedade de minérios. e Boa Nova. Em Minas Gerais - as suas reservas totais são de 4 bilhões de toneladas, sendo o mineral do Tipo hematita de alto teor de Ferro (64%) e significativa reserva de 3,9 bilhões de toneladas de Itabirito rico (teor de Ferro 45% a 64%). No Pará
ocupa uma posição de destaque no setor mineral mundial, envolvendo um investimento da ordem de US$ 3,9 bilhões no projeto Ferro. Jazidas localizadas principalmente nos municípios de Marabá e São Félix do Xingu.. Reservas dos minérios por região – Quadrilátero ferrífero - Distrito ferrífero de Itabira (Minas Gerais) - 65%; Província Metalogenética dos Carajás - Serra dos Carajás (Pará) - 30%; Urucum (Mato Grosso do Sul) - 4%.
Usos e aplicações - o Ferro é usado em vários tipos de Compostos e como Ferro fundido. É um metal muito fácil de trabalhar e o mais barato, pois é um dos mais abundantes metais na terra, formando aproximadamente 5% da Crosta terrestre. É o componente principal em ligas de aço, o material mais usado pela indústria moderna. Alguns tipos de aço considerados aço-carbono: Manganês – teor abaixo de 1,65%; Cobre – teor entre 40% e 60%; Silício – teor abaixo de 60%. Outros elementos: Alumínio (Al), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Molibdênio (Mo), Vanádio (V), Boro (B), Cobalto (Co), Tungstênio (W) e outros. Alguns tipos de aço, classificados como aço-ligas: Manganês – teor acima de 1,65%; Cobre – teor acima de 60%; Silício – teor acima de 60%. Os elementos: Alumínio, Cromo, Boro, Cobalto, Mobibdênio, Níquel, Titânio, Tungstênio, Vanádio, Zircônio e outros tem teores especificados de acordo com a liga desejada. Alguns exemplos da aplicação do Ferro e suas ligas: composição estrutural de máquinas empregadas na indústria em geral; o aço inoxidável é muito usado em material de uso doméstico, principalmente nos relacionados à cozinha e banheiro; em móveis e decoração; principal material na formação de estruturas de prédios, pontes, viadutos; escultores e artesãos usam o Ferro em obras de grande porte; o Ferro fundido é usado na fabricação de portões, grades e postes de iluminação; ferramentas de inúmeras aplicações, pregos, parafusos, roscas e afins são feitas de Ferro; na indústria farmacêutica - o Ferro Forma a Hemoglobina do sangue, a qual transporta o Oxigênio (O2) dos Pulmões para o resto do Corpo.