Zircônio
[símbolo químico – Zr; número atômico – 40; peso atômico – 91,224; grupo da tabela – 4; configuração eletrônica – [Kr].4d2.5s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal azul escuro, refratário, com elevada Resistência à tração, alta dureza e resistente a Corrosão. Embora formas de Zircônio fossem conhecidas desde os tempos bíblicos, o químico alemão Klaproth só isolou o óxido do elemento Zircônio em 1789, de um material originário do Ceylão. O químico Werner chamou-o de Zircon(silex circonius) e klaproth, de Zirkonertz (zirconia). O metal impuro foi isolado por Berzelius mais tarde, em 1824.
O Zircônio ocorre na litosfera, (aproximadamente 0,2%) na Forma do minério zircão - ZrSiO4 ou baddeleyíta - ZrO2 , os mais importantes. O Zircônio ocorre na litosfera, (compõe aproximadamente 0,2%) na Forma de minérios. Os principais são: zircão - ZrSiO4; baddeleyíta - ZrO2.
Os principais produtores de minério de Zircônio são: EUA, Australia e Brasil. Alguns depósitos significante são encontrados na Índia e Rússia.
Ocorrência no Brasil - Sua ocorrência foi revelada ainda no século passado, nas areias monazíticas do litoral da Bahia e do Espírito Santo e nas rochas alcalinas de Jacupiranga (São Paulo). O minério de zircônio, a baddeleyíta - ZrO2, é encontrado no maciço alcalino de Poços de Caldas. Principais depósitos - Maranhão (nos municípios: Barreirinhas, Primeira Cruz, Araioses e Tutória); Espírito Santo (nos municípios: Serra, Vitória, Guarapari, Anchieta, Iconha, Itapermirim e Aracruz); Rio de Janeiro (nos municípios: São João da Barra e Campos); São Paulo (nos municípios: São José do Rio Pardo, Aguas da Prata e Jacupiranga); Minas Gerais (nos municípios de Poços de Caldas, Caldas e Andradas, encontram-se os depósitps de Zircônio mais importantes do País). Também nos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia. Existem três áreas com jazidas de Zircônio uranífero: áreas de Pocinhos, Área de Cascata e Área centro-sul.
Usos e aplicações - reatores nucleares; lâmpadas para flash fotográfico; ligas com Nióbio são supercondutores magnéticos; em vidros e cerâmicas; na indústria química onde agentes corrosivos são aplicados; tubos à vácuo.