Cromo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Cr; número atômico – 24; peso atômico – 51,9961; grupo da tabela – 6; configuração eletrônica – [Ar].3d4.4s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado, brilhante, com grau de dureza elevado e resistente a Corrosão.
Em 1766, J. G. Lehmann descobriu em Ekateribourg, Sibéria, um novo mineral, descrevendo-o como nova minera plumbi specie crystallina rubra. Nos trinta anos seguintes, vários pesquisadores fizeram inúmeras suposições sobre a composição deste novo mineral. Em 1797, Louis-Nicholas Vanquelin na sua publicação Mémoire sur une nouvelle substance métallique, contenue dans le plomb rouge de Sibérie, et qu’on propose d’appeler chrome, mostrou que o Chumbo contido naquela nova substância, se apresentava como óxido de um novo metal. O novo elemento foi chamado de Cromo (cor), por seus Compostos serem coloridos.
Ele não ocorre livre na natureza, mas somente na Forma de seus Compostos. Ele é encontrado numa grande variedade de minerais na Crosta terrestre. Os dois minerais mais importantes do Cromo são: Crocoíta (PbCrO4), que é um mineral raro, encontrado nas zonas de oxidação dos depósitos de Chumbo (Pb). Ele não é suficientemente abundante para ser de valor comercial, sendo entretanto de Interesse histórico, devido a descoberta do elemento Cromo em sua composição. Cromita (FeCr2O4), é o principal minério de Cromo. Os principais produtores de minério de Cromo são a Rússia, África, Filipinas e Turquia.
Usos e aplicações - ligas de ferro–cromo, com Resistência à altas temperaturas; ligas com Resistência à Corrosão; ligas com Resistência à corrente elétrica; Sais de Cromo – indústria de tintas; coloração de vidros - cor verde; a cromita (FeCr2O4) é usada na fabricação de refratários; o dicromato de Potássio (K2Cr2O7), como Agente oxidante; na indústria têxtil.
(ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão (C34.-); Deficiência de cromo, (E61.4); Outras Rinites Alérgicas (J30.3); Rinite crônica (J31.0); Ulceração ou Necrose do Septo Nasal (J34.0); Asma (J45.-); Dermatoses Pápulo-Pustulosas e suas Complicações infecciosas (L08.9); Dermatite Alérgica de Contato (L23.-); Dermatite de Contato por Irritantes (L24.-); Úlcera Crônica da Pele, não classificada em outra Parte (L98.4); Efeitos Tóxicos Agudos (T56.2)
(ref. trabalhos que contém Risco) Fabricação de Ácido crômico, de cromatos e bicromatos e ligas de ferrocromo; cromagem eletrolítica de metais (galvanoplastia); curtição e outros trabalhos com o couro; pintura a pistola com pigmentos de Compostos de cromo, polimento de móveis; Manipulação de Ácido crômico, de cromatos e bicromatos; soldagem de aço inoxidável; fabricação de cimento e trabalhos da construção civil; impressão e Técnica fotográfica.