Fósforo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – P; número atômico – 15; peso atômico – 30,973762; grupo da tabela – 15; configuração eletrônica – [Ne].3s2.3p3; Classificação – não metal; Estado físico – sólido (T=298K)].
O Fósforo se apresenta em várias formas alotrópicas: Fósforo branco, que em Contato com o ar fica amarelo, o Fósforo vermelho e o Fósforo preto (ou violeta).
O Fósforo foi descoberto pelo alquimista Henning Brand em 1669, na Alemanha. O nome tem origem do grego phosphoros, que significa Fonte de luz, nome dado na antiguidade ao planeta Vênus, quando este aparecia antes do sol Nascer. Em 1879, dois cientistas, Sidney Gilchrist Thomas e Percy Carlyle Gilchrist, descobriram um Processo para a extração do elemento Fósforo em trabalhos com Ferro fundido.
Devido à sua alta reatividade, o Fósforo não é encontrado livre na natureza. As mais importantes fontes do elemento são as diversas variedades de rochas fosfatadas, encontradas na Crosta terrestre. O seu principal mineral é a Apatita - Ca5(f, cl, OH) (PO4)3. O maior Depósito de apatita do mundo está localizado na península de Kola, próximo a Kirovsky, na Rússia. O Fósforo é um elemento essencial aos organismos vivo, presente em tecidos nervosos, Dentes e ossos dos seres humanos. As mais importantes fontes do elemento são as diversas variedades de rochas fosfatadas, encontradas na Crosta terrestre. Existem grandes depósitos ao longo da costa meridional da Noruega, no Canadá e no Estados Unidos. Existem importantes depósitos comerciais na Espanha, Bélgica, norte da França, Argélia e Marrocos.
Ocorrência no Brasil - reservas de Fósforo são encontradas nos Estados da Bahia, do Ceará e de Minas Gerais.
Usos e aplicações - fogos de artifício; fabricação de Ácido fosfórico (H3PO4); vidros especiais usados para lâmpadas de Sódio; Tratamento de Água (com fosfato de sódio, Na3PO4); palito de Fósforo de segurança; síntese orgânica; fabricação de fertilizantes; fabricação de pesticidas; produtos Farmacêuticos.
(ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Polineuropatia devida a outras agentes tóxicos (G52.2); Arritmias cardíacas (I49.-) (Agrotóxicos organofosforados e carbamatos); Dermatite Alérgica de Contato (L23.-); Distúrbios do Metabolismo do fósforo, (E83.3); Dermatite de Contato por Irritantes (L24.-); Osteomalácia do adulto Induzida por Drogas (M83.5); Osteonecrose (M87.-): Osteonecrose devida a drogas (M87.1); Outras Osteonecroses Secundárias (M87.3); Intoxicação aguda (T57.1) (Intoxicação Aguda por Agrotóxicos Organofosforados: T60.0)
(ref. trabalhos que contém Risco) Extração e preparação do Fósforo branco e de seus Compostos; fabricação e aplicação de produtos fosforados e organofosforados (sínteses orgânicas, fertilizantes, praguicidas); fabricação de projéteis incendiários, explosivos e gases asfixiantes à Base de Fósforo branco; fabricação de ligas de bronze; borrifadores, trabalhadores agrícolas e responsáveis pelo armazenamento, transporte e distribuição dos praguicidas organofosforados.