Boro

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

[símbolo químico – B; número atômico – 5; peso atômico – 10,811; grupo da tabela – 13; configuração eletrônica – [He].2s2.2p1; ClassificaçãoMetalóide; Estado físico – sólido (T=298K)].
Sólido preto que pode ser preparado na Forma cristalina, com alto grau de pureza, pela redução na fase vapor do tricloreto de Boro (BCl3) ou o tribrometo de Boro (BBr3) com Hidrogênio eletricamente aquecido. O Boro impuro, é um pó marrom escuro, que pode ser obtido pelo aquecimento do trióxido de Boro (B2O3) em presença de Magnésio (Mg) em pó.
Em 1808, o Boro foi obtido por eletrólise de uma mistura que continha Ácido bórico. No mesmo ano Joseph-Louis Gay-Lussac e Louis-Jacques Thenard obtiveram o Boro por aquecimento do Potássio com fluoreto de Boro (produzido por aquecimento do fluorspar com trióxido de boro, B2O3, em um Tubo de ferro). Nenhuma dessas descobertas levaram à Classificação do Boro como elemento químico. Só em 1824, Berzelius discutiu e avaliou o Trabalho de Davy, Gay-Lussac e Thenard, identificando e classificando o Boro como um elemento químico. Em 1979, o pesquisador Herbert C. Brown, recebeu o Prêmio Nobel de química, por seus estudos dos elementos nos Compostos orgânicos que contém Boro.
O Boro não é encontrado livre na natureza, mas em jazidas relacionadas a atividades vulcânicas, sob a Forma de boratos de cálcio, Sódio e Magnésio. Cerca de 90% da produção mundial de borato provêm das jazidas da California (USA). Na América do Sul, os boratos são encontrados em áreas desérticas do Peru, Chile, Bolívia e Argentina. Seus minerais são: Borax - Na2O.2B2O3.10H2O; Kermita - Na2O.2B2O3.4H2O; Ulexita - 2CaO.Na20.5B2O3.16H2O; Boracita - MgCl2.6MgO.8B2O3; Sassolita - H3BO3 ou B(OH)3; Priceita - 5CaO.6B2O.9H2O
Ocorrência no Brasil - Não constam registros de fontes comerciais de boro, em escala economicamente importante.
Usos e aplicações – Boro amorfo é usado na fabricação de fogos de artifício, como coloração verde; borato de Sódio pentahidratado (Na2B4O7.5H2O) é usado em grandes quantidades na fabricação de Fibra de vidro; o perborato de Sódio é usado como alvejante; Ácido bórico - B(OH)3 - é um importante composto na indústria têxtil e na manufatura de vidros borossilicatos (Pirex). Na América do Norte, é usado no Controle de baratas e outros insetos; o isótopo 10B é usado como Controlador de reações nucleares; o nitreto de Boro (BN), possui propriedades de dureza iguais à do diamante, podendo ser usado como lubrificante pelas propriedades idênticas ao do grafite.

comments powered by Disqus