Identidade

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Trata-se da relação de essência, uma coisa só é idêntica à outra quanto tem a mesma essência.
“É a Qualidade de ser a mesma coisa e não diversa” (Morais). Na Identidade existem marcas, sinais, propriedades em vida ou após a Morte que caracterizam alguma coisa ou alguém. Trata-se de atributo, Qualidade. Seu conceito abrange dois elementos: a unicidade e imutabilidade. Unicidade decorre de inúmeras possibilidades de permutações no Processo de redução cromossômica. É chamada individualmente, visto que os elementos sinaléticos devem constituir atributos realmente individuais. Imutabilidade, o Indivíduo contém algo que o mantém sempre o mesmo através do tempo.
___ objetiva, várias definições.
Para Hélio Gomes: “é a soma dos Caracteres que individualizam a pessoa, distinguindo-a das demais”.
Para Nascimento Silva e Gomes: “é o conjunto de elementos positivos e estáveis que definem a Pessoa física de alguém”.
Para Veiga de Carvalho, Bruno e Segre: “... todo ser apresenta um conjunto de Caracteres que o definem, que são sua identidade”.
Para Afrânio Peixoto: “a Identidade é o conjunto de sinais ou propriedades que caracterizam um Indivíduo entre todos, ou entre muitos e o revelam em determinada Circunstância e, estes sinais são individuais ou específicos, originários ou adquiridos, de todos eles eventualmente observados e reconhecidos faz-se a caracterização de cada qual, para a segurança contra falsas imputações fundadas em Aparência ou Responsabilidade pelos delitos praticados.
Para Simas Alves: “identidade é o conjunto de Caracteres físicos, funcionais ou psíquicos, normais ou patológicos que individualizam certa pessoa”.
Para Leonídio Ribeiro: “a Identidade é um Fato e não uma convenção; torna-se, pois, necessário fixar meio inequívoco e único de prová-la, legalmente, para facilitar a prática de atos civis dos indivíduos, na vida jurídica, isto é, nas Relações familiares, sucessórias, contratuais, políticas, no exercício de todos os direitos e obrigações pessoais que se baseiam na certeza da Identidade individual” (Arbenz).
___ subjetiva, é a consciência, é o eu, é a chamada Identidade psíquica.
Personalidade é a essência da pessoa, é a sua natureza.
“Síntese de todos os elementos que concorrem para a conformação mental de uma pessoa, de modo a comunicar-lhe fisionomia própria” (Porot).
“Como a organização dinâmica dos aspectos ou elementos cognoscitivos, conativos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo” (Sheldon define personalidade). Ver: Identificação