Arterite

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(CID10 – I77.6) Alterações inflamatórias de pequenas artérias e arteríolas, decorrentes da ação de toxinas de bactérias, da invasão das próprias bactérias, de traumas mecânicos, de irradiação, de agentes Químicos. Manifestação primária da Parede da Artéria e, em outras circunstâncias, secundária. Inflamação não específica da Parede do vaso, caracteriza-se por edema, Depósito de fibrina e afluxo leucocitário. A progressão desse processo, em direção à luz do vaso, determina, ao atingir o endotélio, tendência à Trombose intravascular. A destruição da Parede acarreta aparecimento de hemorragias ou de aneurismas e múltiplas manifestações podem decorrer secundariamente a esses fatos. Às manifestações primárias – com Lesão intensa do endotélio, levando à trombose, e periarterial
___ generalizada em Artrite reumatóide, pacientes com Artrite reumatóide durante muito tempo podem manifestar Arterite sistêmica caracterizada por Ulceração da Pele e mononeurite. O Surto desta é Agudo e acompanhado de intensa dor. Enfarte do Intestino e de outros Órgãos pode ocorrer. Lesão renal apresentando Hipertensão é mais rara.
___ imunoalérgica, Processo inflamatório das artérias diretamente correlacionado a infecções anteriores. Seu aparecimento pode ocorrer após infecções bacterianas ou viróticas e chegam a causar extensas gangrenas dos membros. É mais freqüente em jovens e em crianças. Já foram registrados casos após: escarlatina, sarampo, varicela, infecções da Orofaringe e no decorrer de púrpuras que aparecem após Escarlatina e Sarampo. Nestes casos pode ser acompanhada de Trombose intravascular. O mecanismo imunoalérgico desse Tipo de Arterite está comprovado pela elevação da estreptolizina O. Há uma Inflamação da Parede do vaso e a Trombose se instala a seguir, atingindo grandes dimensões a ponto de causar Gangrena do Membro inteiro e, às vezes, de várias extremidades.
___ necrotizante focal, caracterizada por lesões da Parede das artérias de grande e médio calibre das extremidades e mesmo da Aorta abdominal, que resultam na formação de múltiplos falsos aneurismas. A Doença se manifesta por episódios e, em cada um deles, aparecendo novo pseudo-aneurisma pela rotura da Parede das artérias em novos locais. Não há comprovação de tromboses concomitantes. A Etiologia é obscura e a Incidência é muito rara.
___ temporal, Sin. Arterite Cranial e Arterite sistêmica de células grandes.
Inflamação extremamente dolorosa da Artéria Temporal Superficial. Foi drescrita por Hutchinson em 1890. Há correlação positiva com Inflamação de grandes artérias o que explica o Caráter sistêmico. Há descrições de infecções específicas sifilíticas e pelo Treponema pallidum, bem como associação à hepatite B e Polimialgia reumática. Há, pelo menos, aparente incidência, maior na primavera e no verão, e em mulheres na quinta e sexta década da vida. Eventuais Complicações podem ocorrer dependendo do Processo inflamatório atingir outras artérias e a Sintomatologia vai decorrer das Alterações funcionais dos Órgãos que elas nutrem. Problemas de visão são referidos bem como lesões cutâneas da Região frontal e, mais raramente, manifestações neurológicas. Anemia é grave e constante. Alterações imunológicas podem ser observadas. Nos pacientes com manifestações renais, a hemostasia, cilindrúrica e Proteinúria de graus variados podem ser registrados. A Arteriografia de portadores dessa Doença mostra afinamento da Artéria em segmentos alternados com dilatações.
(ref. CID10) ___ aórtica, (I77.6) Processo inflamatório, de Etiologia desconhecida, que atinge a Aorta e seus ramos e que foi descrita por Adams, em 1827. É conhecida como Doença de Takayasu, pela relação que este estabeleceu com problemas oculares.
Arterite cerebral, (I67.7)
Arterite cerebral em doenças infecciosas e parasitárias, (I68.1)
Arterite cerebral listeriótica, (A32.8 e I68.1)
Arterite cerebral no lúpus eritematoso sistêmico, (I68.2 e M32.1)
Arterite cerebral sifilítica, (A52.0 e I68.1)
Arterite cerebral tuberculosa, (A18.8 e I68.1)
Arterite de células gigantes com polimialgia reumática, (M31.5)
Outras arterites de células gigantes, (M31.6)