Sarampo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Guia de Vigilância Epidemiológica) Doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na Infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas. Dentre essas, são de importância as perdas consideráveis de Eletrólitos e proteínas, gerando o quadro expoliante característico da Infecção. Além disso, as Complicações infecciosas contribuem com a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de Idade.
Agente Etiológico: o vírus do Sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
Reservatório e Fonte de Infecção: o homem.
Modo de Transmissão: é transmitido diretamente de Pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Essa Forma de Transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da Doença. Tem sido descrito, também, o Contágio por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches e clínicas.
Período de Incubação: geralmente de 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da Febre e cerca de 14 dias até o início do exantema.
Período de Transmissibilidade: é de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até 4 dias após. O Período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.
Suscetibilidade e Imunidade: a suscetibilidade ao vírus do Sarampo é geral. Os lactentes cujas mães já tiveram Sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos por via placentária, conferindo imunidade, geralmente, ao longo do primeiro ano de vida, o que interfere na resposta à vacinação. No Brasil, cerca de 85% das crianças perdem esses anticorpos maternos por volta dos 9 meses de Idade.
Aspectos Clínicos: Sarampo é uma Doença infecciosa exantemática viral aguda, extremamente contagiosa, caracterizada por Febre alta, acima de 38oC, exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, Conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na Mucosa bucal, antecedendo ao exantema, considerada Sinal Patognomônico do sarampo).
Notificação compulsória (Fundação Nacional de Saúde).
(ref. CID10) Ceratite e Ceratoconjuntivite por sarampo, (B05.8 e H19.2)
Sarampo com Complicações intestinais, (B05.4)
Sarampo com outras complicações, (B05.8)
Sarampo complicado por encefalite, (B05.0 e G05.1)
Sarampo complicado por meningite, (B05.1 e G02.0)
Sarampo complicado por Otite média, (B05.3 e H67.1)
Sarampo complicado por pneumonia, (B05.2 e J17.1)
Encefalite, Mielite ou Encefalomielite que ocorre em sarampo, (G05.1 e B05.0)
Meningite devida a sarampo, (G02.0 e B05.1)
Necessidade de imunização somente contra o sarampo, (Z24.4)
Otite média no sarampo, (H67.1 e B05.3)
Pneumonia no sarampo, (J17.1 e B05.2)
Sarampo sem complicação, (B05.9)
Sarampo sem outra especificação, (B05.9).