Nome do medicamento

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Agência Nacional de Vigilância sanitária) Designação do produto, para distinguí-lo de outros, ainda que do mesmo fabricante ou da mesma espécie, Qualidade ou natureza.
___ comercial, (ref. apresentação dos Medicamentos) Sin. registrado, patenteado, fantasia.
Deve ser escrito com inicial maiúscula por tratar-se de nome próprio. Ele é também chamado nome registrado, nome patenteado ou Especialidade farmacêutica. Trata-se de nome de fantasia pelo qual a Droga é comercializada. O médico, ao prescrever um medicamento, deve ter conhecimento das respostas do organismo, de seu mecanismo de ação e com muita profundidade deve saber os efeitos colaterais indesejáveis. Pode-se muitas vezes avaliar o nível da escola de onde provém um profissional pelo seu grau de conhecimento dos efeitos das drogas que ele usa. Os formados em escolas fracas costumam prescrever Medicamentos unicamente com Base no conhecimento obtidos nas bulas, desconhecendo a Farmacodinâmica da Droga. Nos Estados Unidos, David Kessler, Chefe da FDA, organização governamental norte-americana que regulamenta o uso dos Medicamentos e alimentos, recomendou aos Médicos que considerem o relato de graves reações aos remédios como Responsabilidade profissional fundamental.
___ oficial, (ref. apresentação dos Medicamentos) Sin. genérico.
Deve ser escrito sempre em letra minúscula. É também denominado nome genérico, nome aprovado, ou ainda, nome comum. A Organização Mundial de Saúde cuida dessa denominação. Cada país, entretanto, tem Órgãos que registram as drogas. Nem sempre o nome da OMS é adotado pelo país. Este é o Caso do Ácido acetilsalicílico (OMS) que, nos Estados Unidos da América do Norte, é denominado aspirina.
___ químico, (ref. apresentação dos Medicamentos) Deve ser escrito em letras minúsculas. Este nome deve ter elementos que permitam a alguém, versado em química, Poder reproduzir sua estrutura.