Banho

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Prática higiênica de limpeza sistemática do Corpo.
Deve integrar os hábitos diários do Indivíduo.
Há grandes variações culturais e de níveis cultuais (religiosos).
O Banho consiste na aspersão ou imersão, de uma Parte ou de todo o Corpo na Água. Os banhos podem ser utilizados para asseio, prazer ou mesmo com finalidade terapêutica. Há várias modalidades de Banho.
Banho frio - Admite-se como Água fria para o Banho aquela cuja Temperatura esteja entre 12 a 16o C. Durante o Banho frio a Pele torna-se descorada e arrepia-se. Há Aumento da freqüência respiratória, o que demonstra sua interferência no Sistema respiratório, nervoso e circulatório. Esse Tipo de Banho deve durar cerca de 5 a 10 minutos. Ele é estimulante. Deve ser evitado após Atividade física ou em situações que elevam a Temperatura corpórea.
Banho morno - é também chamado tépido. A Temperatura da Água deve estar entre 26 a 30o C. Ele é o mais recomendado, é relaxante, pode determinar certo Torpor e até mesmo induzir o Sono. Este é o Banho que pode ser usado para asseio e também para tratamentos. Pode ser demorado. Este Tipo de Banho está indicado ao término da Atividade física quando o atleta ainda estiver suado. Ele não deve ficar parado resfriando-se pela evaporação do Suor. Movimentos bruscos em tais circunstâncias podem causar distensões. O Banho morno impõe-se imediatamente ainda com o Corpo quente.
Banho quente - É aquele em que a Temperatura da Água está acima de 30 ou 32o C. Recomenda-se que a Temperatura nunca exceda a 40o C. Este Banho eleva a Temperatura corpórea, acelera o Pulso e pode causar Sudorese posterior, acompanhada de sensação de peso na cabeça, Sonolência e até mesmo certo Torpor.
Banho de vapor (Sin. Banho turco) - Consiste na permanência em sala saturada de vapor d'água entre 40o e 50oC. Os seus efeitos são semelhantes aos do Banho quente, embora mais lentos. Costumam ser seguidos de duchas que consistem na aspersão d'água nas mais diversas temperaturas em jatos fortes.
Banho de Imersão - Este consome cem a duzentos litros de água, enquanto que os banhos de aspersão (chuveiro) podem chegar até um gasto Mínimo de dez litros de Água. Como Banho de asseio, esse último deve ser preferido, pois a renovação constante da Água leva consigo os detritos, secreções e espuma, deixando a Pele limpa.
___ do recém-nascido, a condição de Recém-nascido é caracterizada pela presença do Cordão umbilical, que costuma cair pela Mumificação ao redor do sétimo dia. Ao nascer, o sebo que envolve a Pele deve ser removido com óleo fino, devendo ser dado o primeiro Banho após vinte e quatro horas. O coto Umbilical deve ser protegido com curativo diário com gaze seca.
___ e similares, (ref. Agência Nacional de Vigilância sanitária) Perfume.
Destinados a perfumar e colorir a Água do Banho e/ou modificar sua viscosidade ou dureza, apresentados em diferentes normas.
___, falta de, tradução de precários hábitos higiênicos, leva o Indivíduo a exalar odor desagradável, além de fácil instalação de lesões dermatológicas. O Suor é um líquido aquoso transparente e incolor, tendo em Solução gorduras neutras, ácidos graxos voláteis, traços de albumina, de uréia, Ácido láctico livre, lactato de sódio, cloreto de Sódio e de Potássio e traços de fosfatos alcalinos e de Ácido ascórbico. Concomitantemente a sua produção, as glândulas sebáceas produzem Secreção ácida rica em gordura, proteínas e Sais. Tais secreções vão-se acumulando e a elas somam-se as descamações da Pele e a poeira acompanhada de todos os elementos nela contidos tais como: fungos, germes, etc. Esses resíduos acumulados sofrem Processo de fermentação, produzindo substâncias acre-irritantes, de odor fétido, nocivas à Pele. Particularmente nas axilas, nas pregas inguinais, nos Órgãos genitais externos e nos pés, tais processos são mais intensos e nitidamente observáveis. Nestes locais as lesões dermatológicas decorrentes da falta de Higiene são freqüentes. É comum em homens de baixo nível higiênico o acúmulo de esmegma, material que se Forma entre o Prepúcio e a glande, produzir Maceração da pele, servindo de porta de entrada para as doenças venéreas. A precária limpeza após evacuação, deixando resíduos fecais também facilita o aparecimento de furúnculos, fístulas e outras lesões perianais. O Couro cabeludo e os Cabelos não lavados tornam-se locais de eleição para pediculoses e tinhas. Na Pele sadia existe, normalmente, germes inócuos ao organismo. Lesões eventuais funcionam como porta de entrada e possibilitam a multiplicação desses microrganismos. Em tais circunstâncias, se a Higiene for precária, aqueles germes inicialmente não agressivos mudam seu Comportamento e pode instalar-se uma Infecção grave. Ver: Asseio corporal