Anatomia

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

F. gr. anatomi, dissecção, de ana, através de + tome, Corte + ia.
Capítulo da Morfologia de Neoplasias que estuda a arquitetura dos corpos organizados (animais e vegetais).
Ramo da Morfologia de Neoplasias, isto é, da ciência que estuda a conformação e a estrutura dos seres vivos. Compete à Anatomia do homem descrever o Corpo humano, a Forma externa, sua arquitetura geral, sua conformação e estrutura, bem como indagar o valor morfológico e compreender a correlação existente com a Função a que se destina.
___ artística, estuda a Anatomia em relação à escultura e à pintura. Entre seus capítulos destacam a Anatomia da superfície, as estruturas determinantes dos relevos da Pele e cânones da Beleza.
___ cirúrgica, Parte da Anatomia humana de Interesse prático para o Diagnóstico em clínica cirúrgica e, especificamente, para o que diz respeito às operações.
___ comparada, estuda a analogia das estruturas nas séries animais.
___ descritiva, descrição de vários Órgãos do Corpo pelo que respeita à sua localização, dimensões, peso, forma, relações, irrigação, inervação etc.
___ em cortes, estudo da Anatomia através de cortes nos planos horizontais, sagitais e frontais, interessando todas as camadas do Segmento em apreço. Os cortes são feitos em diversos níveis com o Cadáver congelado. Na superfície da secção visualizam-se Órgãos e estruturas circunjacentes. Os grandes cultores desse método foram Philippe Bellock e Pierre Meyer, ambos da Universidade de Strasbourg. Trata-se de uma visão prospectiva da Anatomia topográfica. Tais conhecimentos são hoje essenciais para a interpretação da tomografia computadorizada e da ressonância magnética.
___ humana, estudo dos Órgãos e estruturas do Corpo humano.
___ macroscópica, por oposição a Anatomia microscópica, é a Anatomia das estruturas que se vêem a Olho nu.
___ microscópica, Sin. histologia.
Estuda a estrutura dos tecidos.
___ patológica, estuda as modificações da arquitetura (macroscópicas) observadas a Olho nu e as da estrutura (microscópicas) dos tecidos e dos órgãos, resultantes das ações e reações destes às doenças.
___ sistemática, também chamada descritiva, estuda ou descreve os vários Órgãos do corpo, quanto à localização, dimensões, peso, forma, irrigação, enervação, suas Relações com o Esqueleto (esqueletopia) e entre suas partes (sintopia) etc.
Compreende a Osteologia (ossos), sindesmologia (articulações), Angiologia (coração, artérias, veias, Linfáticos e capilares), neurologia/esplancnologia (aparelhos digestivo, respiratório e uro-genital), Estesiologia (órgãos do sentido) e tegumento (pele e anexos).
___ topográfica, também chamada Anatomia regional ou médico-cirúrgica, é de aplicação prática para o Diagnóstico médico, cirúrgico e para o Tratamento no que diz respeito às operações. Compreende o estudo da cabeça, pescoço, dorso, tórax, abdome, pelve, membros superiores e inferiores.

comments powered by Disqus