Tecelões
(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54) Os trabalhadores deste grupo de Base operam teares para confecção de tecidos de algodão, lã, seda, fibras duras e fios sintéticos. Suas funções consistem em: operar teares à mão ou à máquina, para confeccionar tecidos, tapetes, rendas e redes.
___ (tear manual), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.30) Opera um tear manual, preparando-o de acordo com o padrão escolhido e entrelaçando os fios de urdume com trama conforme a Técnica requerida, a fim de confeccionar tecidos para usos diversos. Adapta, no pino da lançadeira do tear, as espulas de fios, fazendo passar a extremidade deste pelas guias, a fim de aprontar o tear para o tecimento; abre o urdume, fazendo Pressão nos pedais, para separar os fios estendidos longitudinalmente; entrelaça os fios de urdume, passando a lançadeira de trama através do urdume ou empurrando-a com uma haste de madeira, para tecer o pano desejado; aperta o fio da trama, utilizando um pente, para colocá-lo na sua posição correta; ata os fios partidos, emendando-os manualmente, para obter um Produto sem falhas. Pode preparar o urdume. Pode utilizar um tear Jacquard acionado manualmente.
___ (tear mecânico liso), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.32) Opera um conjunto de teares lisos, preparando-os, acionando seus comandos e controlando seu funcionamento para produzir tecidos planos. Arma, nos teares, as espulas com fios, adaptando umas às lançadeiras e outras aos pinos próprios, a fim de aprontar os teares para a tecelagem; movimenta os teares, acionando os comandos que conduzem a trama entre os fios de urdimento, para produzir tecidos planos; controla o funcionamento dos teares, inspecionando-os, substituindo espulas ou rolos, emendando fios partidos mediante o nó de tecelão, para assegurar a Qualidade do Produto; corrige falhas do tecido, utilizando o pente de tecelão , para evitar defeitos que utilizam a peça; zela pela manutenção dos teares, limpando-os e providenciando reparos, para assegurar as condições de funcionamento.
___ (tear mecânico de maquineta), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.33) Opera um conjunto de teares de maquineta, preparando-os, acionando seus comandos e controlando seu funcionamento para produzir tecidos. Desempenha as mesmas tarefas realizadas pelo tecelão (tear mecânico liso) (7-54.32), porém é especializado no Controle do entrelaçamento dos fios, acertando a posição da esteira dos quadros de liços, sempre que se estragam pedaços de pano ou quando a trama se esgota, para efetuar o tecimento segundo os padrões determinados.
___ (tear mecânico, exceto Jacquard), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.40) Opera um conjunto de teares mecânicos, preparando-os e manipulando seus dispositivos de comando, para produzir tecidos comuns. Adapta aos teares bobinas ou carretéis de fios, passando as extremidades destes pelas guias e depois pelas lançadeiras ou agulhas, a fim de aprontar os teares para o tecimento; aciona os teares, manipulando seus dispositivos de comando, para obter os tecidos; controla o funcionamento dos teares, vigiando-os e emendando fios partidos, para garantir a boa Qualidade do Produto; reabastece os teares, substituindo as bobinas, carretéis ou novelos para novas operações; zela pela manutenção dos teares, comunicando as falhas existentes e providenciando reparos, para conservá-los em condições de funcionamento.
___ (tear automático), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.42) Opera um conjunto de teares automáticos, preparando-os e manipulando seus dispositivos de comando, para produzir tecidos comuns. Desempenha tarefas similares às que realiza o tecelão (tear mecânico exceto Jacquard) (7-54.40), porém é especializado em um Tipo de tear que pára automaticamente, ao se romper um fio do urdimento, por meio de um Dispositivo denominado lamela.
___ (tear Jacquard), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.45) Opera um tear Jacquard, preparando-o e manipulando seus dispositivos de comando, para fabricar tecidos com desenhos complexos. Adapta ao tear o cartão com as perfurações do padrão desejado, e as bobinas ou carretéis de fios em várias cores, passando estes pelas guias e lançadeiras ou agulhas, a fim de aprontar o tear para o tecimento; aciona o tear, manipulando seus dispositivos de comando, para obter tecidos com desenhos elaborados; controla o funcionamento do tear, emendando fios partidos e substituindo cartões rasgados, para evitar defeitos no Tecido; reabastece o tear, substituindo as bobinas, carretéis ou novelos e passando seus fios pelas guias e lançadeiras ou agulhas, para dar continuidade ao Trabalho; zela pela manutenção do tear, comunicando as falhas existentes e providenciando reparos, para conservá-lo em boas condições de funcionamento.
___ (tear mecânico de xadrez), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.47) Opera um conjunto de teares mecânicos, preparando-os, acionando seus comandos e controlando seu funcionamento, para fabricar tecidos de padronagem xadrez. Desempenha as mesmas tarefas realizadas pelo tecelão de tear mecânico liso (7-54.32), porém é especializado na produção de tecidos de xadrez, controlando as cores no padrão de tramas, para formar o Tecido com as características mencionadas.
___ (rendas e bordados), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.50) Opera um tear mecânico, manipulando-lhe os dispositivos de comando, para obter rendados ou bordados. Adapta ao tear os novelos de fios, atentando para a Técnica requerida, a fim de aprontá-lo para o tecimento; aciona o tear, manipulando-lhe os controles, para tecer os rendados ou bordados; controla o funcionamento do tear, vigiando-o e emendando fios partidos, para assegurar a Qualidade do Produto; reabastece o tear, substituindo os novelos de fios, a fim de dar continuidade ao tecimento ou prepará-lo para a nova operação; zela pela manutenção do tear, comunicando as falhas existentes e providenciando reparos, para conservá-lo em boas condições de funcionamento. Pode passar os fios pelas guias, antes do tecimento.
___ de tapetes, à mão, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.55) Opera um tear manual, utilizando bastidor, lançadeira manual e pente de puas, para fabricar tapetes e painéis decorativos. Adapta o motivo ao bastidor, fixando-lhe um fundo de algodão ou juta com o desenho a ser reproduzido, a fim de aprontar o tear para o tecimento; opera o tear, passando fios de várias cores através do fundo, por meio de lançadeira manual, procedendo de acordo com o desenho, e apertando o Tecido com um pente de paus, para tecer o Tapete ou painel decorativo; reabastece as lançadeiras substituindo as espulas de fios e passando as extremidades dos mesmos pelas guias, para evitar a interrupção do Trabalho; corrige as falhas notadas durante o tecimento, emendando fios partidos e cortando os pedaços defeituosos, para obter um Tapete de boa Qualidade.
___ de tapetes, à máquina, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.60) Opera um tear mecânico, abastecendo-o, acionando seus dispositivos de comando, controlando seu funcionamento e corrigindo as falhas observadas durante o tecimento, para produzir tapetes e painéis decorativos. Abastece o tear, adaptando-lhe as bobinas, e novelos de fios, a fim de prepará-lo para o tecimento; regula o tear, dispondo adequadamente as agulhas e lançadeiras, para adaptá-lo ao Tipo de ponto de desenho do Tapete; coloca o tear em funcionamento, acionando os dispositivos ou agulhas, para tecer o Tapete; corrige as falhas notadas durante o tecimento, emendando os fios partidos e cortando os pedaços defeituosos, para evitar falhas na confecção do Tapete; examina as bobinas ou novelos, verificando a existência dos fios necessários ao tecimento, para manter abastecidas as lançadeiras ou agulhas; controla o funcionamento do tear, verificando a existência de falhas mecânicas, para providenciar os reparos e ajustes. Pode efetuar a colocação dos cartões de guia em máquinas automáticas de tecer tapetes.
___ (redes), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-54.65) Opera um tear mecânico que entrelaça e ata fios a intervalos regulares, manipulando seus dispositivos de comando, a fim de tecer redes para usos diversos. Abastece o tear, adaptando-lhe as bobinas de fios, a fim de prepará-lo para o tecimento; aciona o tear, manipulando-lhe os controles, para entrelaçar e atar os fios; controla o funcionamento do tear, vigiando seus movimentos e emendando fios partidos, para evitar defeitos de tecimento; reabastece o tear, substituindo as bobinas vazias e emendando os extremos dos fios às pontas dos já tecidos, para dar continuidade à operação; zela pela manutenção do tear, comunicando as falhas existentes e providenciando reparos, para conservá-lo em condições de funcionamento.
___ de malhas, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55) Os trabalhadores deste grupo de Base operam teares para confecção de tecidos e artigos de malha. Suas funções consistem em: operar teares para confeccionar artigos de malha em série ou modelos especiais; operar máquinas para a fabricação de meias.
___ de malhas, à máquina, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55.20) Opera uma ou várias máquinas na produção de malharia, preparando-a(s), acionando-a(s), controlando seu funcionamento, reabastecendo-a(s) e zelando por sua manutenção, para fabricar tecidos, vestuários e outros artigos de malha. Abastece as máquinas, adaptando-lhes as bobinas de fios nas cores adequadas, passando as extremidades destes pelas guias e pelos orifícios das agulhas ou no porta-fios, a fim de prepará-las para o tecimento; aciona as máquinas, manipulando seus dispositivos de comando, para produzir os artigos de malha; controla o funcionamento das máquinas, inspecionando-as, guiando seus movimentos de acordo com os modelos e padronagens dos artigos, emendando manualmente os fios partidos e ajustando a tensão das molas, para assegurar a regularidade da operação e a Qualidade do Produto; reabastece as máquinas, substituindo as bobinas de fios, a fim de dar continuidade ao Trabalho ou prepará-las para nova utilização; examina os artigos produzidos, retirando-os da máquina após cortar os fios com uma tesoura e verificando o ponto, para descobrir os defeitos e determinar suas causas; zela pela manutenção das máquinas, informando sobre as irregularidades notadas no seu desempenho e providenciando reparos, para conservá- las em perfeito Estado de funcionamento. Pode colocar as agulhas das máquinas de acordo com a largura e o padrão do artigo e substituí-las quando partidas. Pode especializar-se em operar outros tipos de máquinas de malharia e ser designado de acordo com a Especialização.
___ de malhas (máquina circular), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55.25) Opera uma ou várias máquinas circulares, preparando-a(s), controlando seu funcionamento, reabastecendo- a(s) e zelando por sua manutenção, para fabricar peças de vestuário e tecidos de malha. Desempenha tarefas similares às que realiza o tecelão de malhas, à máquina (7-55.20), porém é especializado na operação de máquinas de funcionamento circular, para fabricação de malharia.
___ de malhas (máquina retilínea), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55.27) Opera uma ou várias máquinas de funcionamento retilíneo, preparando-a(s), acionando-a(s) controlando seu funcionamento, reabastecendo-a(s) e zelando por sua manutenção, para fabricar peças de vestuário e tecidos de malha. Desempenha tarefas similares às que realiza o tecelão de malhas, à máquina (7-55.20), porém é especializado na operação de máquinas de funcionamento retilíneo, para fabricação de malharia.
___ de meias, à máquina, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55.30) Opera máquina de fabricação de meias, abastecendo-a, preparando-a, ajustando os mecanismos, acionando-a, controlando seu funcionamento e zelando por sua manutenção, para produzir meias de diversos tipos. Abastece a máquina, adaptando as bobinas nos fusos e passando as extremidades dos fios pelos orifícios das agulhas, a fim de prepará-la para o tecimento; adapta a haste da Bainha na chanfradura de retenção da barra, valendo-se de dispositivos de fixação, para prender a malha pela ourela e posicionar o equipamento; ajusta os mecanismos, atando as correias do cilindro enrolador à haste da bainha, para manter a ourela e a Perna de MEIA estiradas durante a operação de tecimentos; aciona a máquina, manipulando os dispositivos de comando, para tecer a malha; controla o funcionamento da máquina, observando seu desempenho adaptando-lhe o Dispositivo que une a Bainha e a perna, ajustando os discos e emendando manualmente os fios partidos, para formar a barriga da perna, o Calcanhar e a ponta do pé e assegurar a Qualidade do Produto; examina as meias produzidas, retirando-as da máquina e verificando-lhe o ponto, após cortar com tesoura os fios soltos e retirar as hastes da bainha, para localizar eventuais defeitos e suas causas; zela pela manutenção da máquina, informando sobre as irregularidades notadas no seu desempenho, providenciando os reparos e alinhando as agulhas com o auxílio de pinças, para conservá-la em perfeito Estado de funcionamento. Pode encarregar-se de limpar e lubrificar a máquina.
___ de meias (máquina circular), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55.35) Opera uma ou mais máquinas circulares, efetuando seu abastecimento, preparação, ajuste, acionamento e Controle e zelando por sua manutenção, para fabricar meias de diversos tipos. Desempenha tarefas similares às que realiza o tecelão de meias, à máquina (7-55.30), porém é especializado na operação de máquinas de funcionamento circular, para a produção de meias.
___ de meias (máquina retilínea), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-55.37) Opera uma ou mais máquinas de funcionamento retilíneo, abastecendo-a(s), preparando-a(s), ajustando seus mecanismos, acionando-a(s), controlando seu funcionamento e zelando por sua manutenção, para fabricar meias de diversos tipos. Desempenha tarefas similares às que realiza o tecelão de meias, à máquina (7-55.30), porém é especializado na operação de máquinas de funcionamento retilíneo para a produção de meias.