Biologia

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

Estudo científico dos organismos vivos.
As principais áreas de estudo da Biologia são: Anatomia (estrutura dos organismos); Biofísica (fenômenos Físicos em termos biológicos); Biologia geral (ciclo vital dos organismos); Bioquímica (química dos seres vivos); botânica ou fitologia (estudo das plantas); Ecologia (relações entre os seres vivos com o Ambiente em que vivem); Farmacologia (efeito das substâncias químicas que afetam os seres vivos); fisiologia (funcionamento dos seres vivos); Genética (mecanismo da hereditariedade); imunologia (processos internos de defesa do organismo); microbiologia (micróbios ou microrganismos); Morfologia (estruturas biológicas dos seres vivos); parasitologia (parasitas e parasitoses) e zoologia (animais).
___ celular, (ref. Investigação da paternidade) baseada na Biologia celular, a determinação da paternidade fundamentava-se nos grupos sangüíneos e o nível de maior Pressão científica chegava apenas à exclusão de possibilidades. Assim, diante de um suposto pai, poder-se-ia apenas excluí-lo com absoluta certeza ou apenas confirmar a possibilidade de incluí-lo, não chegando nem mesmo à probabilidade e muito menos à certeza.
___ do crime, numerosas substâncias tem sido dosadas no organismo pretendendo estabelecer correlação de envolvimento com o Comportamento Criminoso.
Virkkunen, 1987, procurou demonstrar que um dos fatores é o nível baixo de Colesterol.
Outros fatores neuro-endócrinos parecem ter influência entretanto, nos indivíduos que se comportam dentro do padrão de normalidade, esses fatores são variáveis o que dificulta a confirmação da correlação positiva. [Fonte: Fragmentos das idéias de Cristina Queirós in Geraldo José Ballone – Home-page http://www.psiqweb.med.br].
___ molecular, (ref. Investigação da paternidade) agora, o DNA permite afirmar com absoluta segurança a paternidade. A chamada Impressão Digital de DNA garante a segurança da referida determinação. A Genética molecular nasceu na metade deste século, em Cambridge, com a descoberta, por Watson e Crick, da estrutura do DNA, composta por duas fitas que se encaixam, como feixe eclair, com alinhamento entre os componentes químicos, que formam uma mensagem química - Gene - escrita em código Genético. O arranjo desses genes aos milhares é peculiar a cada Indivíduo. Há seqüências repetidas de DNA com número e comprimento diferentes chamadas mini-satélites. O estudo destes permite determinar, para cada indivíduo, características próprias que, por analogia com as das mãos, são chamadas Impressões digitais do DNA.

comments powered by Disqus