Genética

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

Estudo da Hereditariedade.
___bioquímica', relacionada à natureza química e física dos genes. Mecanismo pelos quais controlam o desenvolvimento e a manutenção do organismo.
___ clínica, estudos dos fatores genéticos que interferem no aparecimento de doenças.
___ das células somáticas, estudo dos fenômenos genéticos em células somáticas cultivadas.
___ do crime, estudo utilizando populações de gêmeos monozigotos e dizigotos vivendo em ambientes diferentes e com o desconhecimento de quem seriam seus pais. Sugerem que a mãe biológica criminosa teria maior influência no Comportamento. Tudo indica haver influência hereditária nesse Comportamento entretanto o assunto merece estudo mais aprofundado.
“A Citogenética tem permitido uma eficiente Identificação dos cromossomos humanos e algumas Alterações relacionadas ao Comportamento mais agressivo. Somente um, entre os 23 pares de cromossomos, difere os machos das fêmeas: a mulher tem um par igual (XX) enquanto o homem tem um Cromossomo igual ao da mulher (X) e um outro diferente (Y), portanto, o XY, característico do Sexo masculino, determina a distribuição hormonal e as demais características do homem. No estudo da Agressão tem particular Interesse uma Anomalia cromossômica caracterizada por um Y a mais, ou seja, um Genótipo aberrante XYY ao invés do XY Normal. Numa população de prisioneiros violentos, Moyano encontrou uma Incidência de 3,5% de homens XYY, enquanto é estimada uma Incidência entre 0,7 e 0,2% na população geral. O mesmo autor termina seu Trabalho concluindo que a configuração XYY se constitui num fator predisponente à conduta agressiva exagerada, entretanto, não parece ser um elemento exclusivo como determinante da mesma. Neste sentido, poderia aventurar-se a hipótese de que o Cérebro dos sujeitos portadores de um Cromossomo Y extra estaria semi-programado para a conduta agressiva e anti-social, mas que esta só se manifestaria, em toda sua amplitude, quando se somasse uma série de elementos ambientais adversos. Ainda que esta Anomalia cromossômica possa, de fato, estar associada à agressividade e violência, não se trata aqui de Doença mental”. [Fonte: Fragmentos das idéias de Cristina Queirós
in''' Geraldo José Ballone – Home-page http://www.psiqweb.med.br].
___ e Tipo sangüíneo, (ref.
Investigação da paternidade) A utilização da Genética já foi um avanço que culminou com o uso dos tipos sangüíneos e, embora os elementos utilizados tenham melhorado muito, ainda permaneceram limitados, pois apenas podiam, com segurança, afastar de certos indivíduos a suspeita de paternidade, mas nunca afirmar ser um deles o pai. O resultado da prova podia apenas limitar-se à afirmativa de que o Tipo sangüíneo da Pessoa examinada era compatível com a condição de pai.
___ médica, (ref.
competências do especialista) Atividades Clínicas e Laboratoriais:'' nas áreas de conhecimento médico e paramédico, definidas as áreas de Pediatria e Neurologia como as de maior Afinidade em endocrinologia, obstetrícia, oftalmologia, hematologia, ortopedia, radiologia, psicologia médica e psiquiatria, além de habilitação em deficiências mentais e físicas. (Fonte: Fundap modificado)
___ reversa, abordagem molecular de Identificação dos genes com Base na sua localização no genoma, sem conhecimento do Produto gênico.

comments powered by Disqus