Ciclo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Seqüência Recorrente de eventos, de fenômenos, de acordo com uma certa ordem invariável.
___ cardíaco, o Ciclo Cardíaco é conhecido desde 1628, quando William Harvey publicou “De Motu Cordis”, descrevendo, de maneira simples e clara, os movimentos do Coração. Hoje em dia, essas fases podem ser muito bem estudadas através da ecocardiografia e do estudo hemodinâmico pelo Cateterismo Cardíaco. Temos basicamente duas fases: a Sístole e a diástole, que duram 0,8 seg.
Sístole - a Sístole compreende a fase de Contração isométrica, ejeção rápida e lenta: Inicia-se com a Contração dos ventrículos determinando o fechamento das valvas mitral e tricúspide devido ao gradiente de Pressão que a Contração ventricular determina entre ventrículos e átrios. As valvas pulmonar e aórtica não se abrem imediatamente permanecendo fechadas durante essa fase, até que as pressões intraventriculares superem as respectivas pressões arteriais (aórtica e pulmonar). Assim, essa fase permanece com as quatro valvas fechadas. Não há, portanto, Variação de volume Interno.
Quando a Pressão do Ventrículo direito alcança a Pressão da Artéria pulmonar e quando a Pressão do Ventrículo esquerdo alcança a da aorta, abrem-se as valvas pulmonar e aórtica estabelecendo-se a Comunicação entre câmaras ventriculares e respectivas artérias. A Valva pulmonar abre antes da aórtica porque a Pressão é menor. Como a Pressão das câmaras está crescendo e a das artérias decrescendo, estabelece-se imediatamente um gradiente entre câmera e artéria, que determina a ejeção ventricular. O Ventrículo esquerdo trabalha contra uma Resistência hidráulica maior, a da Circulação sistêmica funciona em regime de alta Pressão; o Ventrículo esquerdo tem que fornecer mais Trabalho do que o Ventrículo direito. O Coração nunca se esvazia completamente durante uma sístole, restando em seu interior uma quantidade de Sangue que varia em Função do Estado de Repouso ou atividade do indivíduo, da freqüência cardíaca e de outros fatores. As pressões intraventriculares passam por duas fases durante a ejeção. Inicialmente, elevam-se até um valor máximo para depois reduzirem-se progressiva e paralelamente até o fim da fase de ejeção.
Diástole - a Diástole compreende a fase de relaxamento isométrico, enchimento rápido, lento e Sístole atrial: O fim da Sístole é marcado pelo momento em que cessa a Contração ventricular. A Queda da Pressão ventricular e inversão do fluxo determinam o fechamento das valvas pulmonar e aórtica. A Valva aórtica fecha antes da pulmonar. O relaxamento ventricular, com as valvas fechadas, determina uma rápida Queda de Pressão intraventricular, mas as valvas mitral e tricúspide só se abrem quando a Pressão intraventricular se tornar menor que as pressões intratriais, pois é esse gradiente que determina a Abertura das valvas. Não há Variação de volume e a Pressão intraventricular rapidamente cai a zero. A Pressão aórtica e pulmonar apresenta curva típica. No momento de fechamento das valvas a Pressão sofre uma Queda brusca seguida de pequeno aumento, decrescendo continuamente.
Quando as pressões intraventriculares tornam-se menores que as respectivas pressões atriais, abrem-se as valvas mitral e tricúspide e inicia-se o enchimento ventricular. A fase de enchimento rápido é responsável por cerca de 70 a 100% do enchimento ventricular, dependendo do Estado de atividade do Indivíduo. Terminada a fase de enchimento rápido, inicia-se a fase de enchimento lento, durante a qual pouco Sangue é acrescentado às câmaras ventriculares. Durante esta fase a curva de volume ventricular permanece estacionária ou cresce muito lentamente. Durante toda a fase de enchimento, as pressões ventriculares são extremamente baixas, próximas de zero, enquanto as pressões aórtica e pulmonar decrescem lentamente. Na última fase de enchimento lento, ocorre a Sístole atrial.
Ocorre dentro da Diástole ventricular. Os ventrículos estão cheios de Sangue e completamente relaxados. A Pressão no interior dos dois ventrículos baixa, pois estão em Comunicação direta com as veias. As pressões aórtica e pulmonar são altas e aumentam lentamente. As valvas mitral e tricúspide estão abertas enquanto as pulmonar e aórtica estão fechadas. A Contração atrial tem efeitos muito reduzidos sobre os parâmetros estudados.
Conclusão - O entendimento das diversas fases do Ciclo Cardíaco auxilia na ausculta Normal e interpretação de suas Alterações nas doenças cardíacas.
___ celular, nomina citológica (ref. Divisão nuclear e celular) [período mitótico (M), Período intermitótico (interfase), cromosoma interfásico, Núcleo interfásico].
(ref. CID10) Ciclos irregulares sem outra especificação, (N92.6)
Distúrbios do ___ do gamaglutamil, (E72.8) Distúrbio do Metabolismo dos aminoácidos.
História pessoal de ___ vigília-sono anormal, (Z91.3) Fatores de Risco que perturbam o Sono.
Intervalos encurtados e irregulares entre os ciclos menstruais, (N92.1)
Perda de Sangue excessiva associada com o início dos ciclos menstruais, (N92.2).