Taxa

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Guia de Vigilância Epidemiológica) Relação entre número de eventos reais e os que poderiam acontecer, multiplicando-se o resultado dessa relação pela Base referencial do denominador, que é potência de 10. Muito utilizado em Saúde pública para indicar a relação (quociente) entre dois valores numéricos, no Sentido de estimar a probabilidade da ocorrência ou não de determinado evento.
___ de ataque, coeficiente ou Taxa de Incidência referida a uma população específica ou a um grupo bem definido de pessoas, limitadas a uma Área e tempo restritos. É muito útil para investigar surtos epidêmicos logo em sua eclosão e durante a sua vigência.
___ de Ataque secundário, é a razão entre o número de casos novos surgidos a partir do Contato com o caso-índice e o número total de contatos com o caso-índice, expressando-se o resultado em percentual.
TCAS = n° de casos novos surgidos a partir de Contato com o caso-índice X 100/n° total de pessoas que tiveram Contato com o caso-índice.
___ de incidência, constitui medida de Risco de Doença ou agravo, fundamentalmente nos estudos da Etiologia de doenças agudas e crônicas. É a razão entre o número de casos novos de uma Doença que ocorre em uma coletividade, em um intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao Risco de adquirir referida Doença no mesmo Período multiplicando-se por potência de 10, que é a Base referencial da população.
CI = n° de casos novos de uma doença, ocorrentes em determinada comunidade, em certo Período de tempo X 10n / n° de pessoas expostas ao Risco de adquirir a Doença no referido Período.
___ de letalidade, é a medida de freqüência de óbitos por determinada Causa entre membros de uma população atingida pela Doença.
Coeficiente resultante da relação entre o número de óbitos decorrentes de uma determinada Causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, expressando-se sempre em percentual.
___ de morbidade, medida de freqüência de Doença em uma população. Existem dois grupos importantes de Taxa de Morbidade: as de Incidência e as de Prevalência.
___ de mortalidade, relação entre a freqüência absoluta de óbitos e o número dos expostos ao Risco de morrer. Pode ser geral, quando inclui todos os óbitos e toda a população da Área em estudo, e pode ser específico por idade, sexo, ocupação, Causa de morte, etc. CMG = n° total de óbitos em determinada, Área e Período X 10n / n° total da população da mesma área, estimada na metade do Período. Medida de freqüência de óbitos em uma determinada população durante um intervalo de tempo específico. Ao se incluir os óbitos por todas as causas tem-se a Taxa de Mortalidade geral. Caso se inclua somente óbitos por determinada causa, tem-se a Taxa de Mortalidade específica.
___ de natalidade, é a medida de freqüência de nascimentos em uma determinada população, durante um Período de tempo especificado.
___ de prevalência, Coeficiente que mede a força com que subsiste a Doença na coletividade. Expressa-se com a relação entre o número de casos conhecidos de uma dada Doença e a população, multiplicando-se o resultado pela Base referencial da população, que é potência de 10, usualmente 1 000, 10 000 ou 100 000.
CP = n° de casos de uma dada Doença X 10n / população.
(ref. CID10) Taxa de Metabolismo Basal [MB] anormal, (R94.8)