Registro no CRM e ERSA

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Terminado o curso de medicina, o jovem, para ingressar na vida prática da profissão, deve registrar-se no Conselho Regional de Medicina do Estado onde pretende exercer a medicina.
Atualmente não há mais o chamado Registro Provisório, e, para a obtenção do definitivo, é necessário a apresentação do: diploma original registrado por universidade, e uma cópia simples; cópias simples do título de leitor, CIC, RG, documento militar para os homens; duas fotos 3x4, uma foto 2x2 ou três fotos 3x4 e pagamento de Taxa calculada para o mês vigente.
Na hipótese de o profissional desejar trabalhar como autônomo, deverá fazer inscrição tanto na Prefeitura local, onde obterá o número de Cadastro de Contribuinte Mobiliário, para fins de recolhimentos tributários de Imposto sobre Serviço (ISS), como no Escritório Regional de Saúde (ERSA) da localidade onde abrir o consultório ou clínica, para obter Autorização da Vigilância sanitária para instalação e funcionamento de sua clínica ou consultório.
Na hipótese de este profissional trabalhar exclusivamente como empregado, fica desobrigado de providenciar estes últimos documentos.