Equipamentos modernos

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Enquanto no campo das idéias a obsolescência ocorre da Forma apresentada, com eventuais surtos do que se poderia chamar de renascimento, o mesmo não se dá em outros territórios.
Na medicina, por exemplo, as coisas são bem diferentes quando consideramos o Instrumental ou Aparelhagem nela utilizada. Quanto ao Equipamento, em se tratando da Parte física, a obsolescência é muito rápida. Basta o lançamento de um modelo novo, com modificações adjetivas, para que o preexistente se desvalorize. Ele perde seu valor de mercado e chega a não ser vendável, embora esteja funcionando a contento. O simples Fato de já haver uma geração nova de qualquer aparelho, ainda que não tenha chegado ao mercado nacional, é suficiente para desvalorizar aquele que está em uso.
Como atualmente o Progresso da tecnologia está ocorrendo mais às custas das conquistas obtidas pelo computador do que propriamente por ela, parece que o futuro se apresenta mais promissor. Estão aparecendo aparelhos que se aprimoram apenas pelo acoplamento de um software - harware. Um simples programa instalado em lugar já previsto ou a substituição de outro antigo torna-o moderno e o transforma em Aparelho de nova geração. É o que se pode chamar de modernidade em tempo real. Mas de todo o progresso, o fundamental é a melhor compreensão do fenômeno, o maior entendimento da Doença e da resposta do organismo a ela, aos Medicamentos e aos procedimentos para combatê-la.