Dificuldade

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 17h21min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. CID10) ___ de aculturação, (Z60.3) Problemas relacionados com o meio social.
Dificuldades decorrentes de nível cultural, é difícil, em nosso meio, enfrentar a questão do Controle da Qualidade do serviço hospitalar em geral e, mais particularmente, da diminuição do Risco de infecção, quando se considera o nível do povo, que ainda hoje surpreende o médico, comparecendo ao Pronto Socorro com ferimentos cobertos de fuligem de chaminé e cinzas para estancar hemorragias, bem como de fezes de animais recobertas com folhas de bananeira, para proteger áreas de queimaduras na Pele.
Lembre-se que é dessa mesma comunidade que sai todo o pessoal do hospital, incluindo o da limpeza e grande Parte dos atendentes de Enfermagem. Esse pessoal, por mais que seja treinado e fiscalizado, tem integrado em seus hábitos muito do que foi adquirido ao longo da vida e que pode, ocasionalmente, dificultar a execução correta dos procedimentos para os quais foi treinado. Some-se a isso a Dificuldade de se transmitir a noção de micróbio, de vírus para pessoas nesse nível.
Assim, o problema entre nós apresenta todas as dificuldades bem conhecidas nos hospitais do primeiro mundo, acrescidas das ligadas ao baixo nível sócio econômico do Paciente e dos serviçais do Hospital.
Por mais empenho e desvelo que a Enfermagem tenha, a Disciplina ainda é outro fator superveniente nessa questão. Há uma notada rebeldia na observância adequada dos procedimentos elementares de Prevenção por infecção, como por exemplo o uso de uniformes, máscaras e gorros que envolvem os exagerados Cabelos e descuidadas barbas, que funcionam sempre como excelentes repositórios de germes para contaminar o campo cirúrgico e cruzar Infecção entre os pacientes.
É sabido que mais da metade dos pacientes internados em Hospital geral são cirúrgicos e que, metade deles, tem Infecção no momento da internação, quando esta não ocorre é justamente por esse motivo [exige Tratamento prévioi da infecção].
Há uma tendência para que esse Tipo de Infecção se verifique em certos territórios da economia humana e assim aparecem na sua ordem decrescente: o Trato urinário, a Ferida cirúrgica, a Árvore respiratória, a Pele e outras.
Esses dados evidentes vão variar muito na Dependência de múltiplos fatores, a começar pelo nível higiênico do Paciente e dos familiares que periodicamente vêm visitá-los. Entretanto, o grau de preocupação que a entidade tem em combater esse problema interferirá, seja com maior ou menor custo, nos índices de Infecção final.
___ de deglutição, (R13) Disfagia.
Dificuldade neonatal na amamentação no peito, (P92.5)
Dificuldade para andar, (R26.2)