Gangrena

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(CID10 – R02) F. lat. gangraena; gr. gángraina, Úlcera corrosiva, de gráo, corroer.
Morte do tecido, de Parte de Órgão ou Membro.
Por vezes decorre da interrupção do afluxo de Sangue ao Segmento lesado.
A Cirurgia arterial restauradora tem recuperado tecidos que padecem de isquemia, diminuindo assim os casos de Gangrena maior.
A Obstrução de uma Artéria determina Isquemia no território por ela nutrido. As conseqüências dessa Isquemia dependem da Circulação colateral natural, das condições prévias da Circulação colateral neoformada e da agudeza ou lentidão da instalação do Processo obstrutivo. A Obstrução de arteríolas levaria também ao quadro de Necrose do Tecido com característica diferente da Anterior. Enquanto no primeiro Caso há um quadro denominado Gangrena seca, pelo aspecto mumificado que apresenta, no segundo, a Gangrena é chamada úmida. Esta é, praticamente, sempre associada ao diabetes, o que facilita ainda mais a Infecção. Neste Caso a Amputação é evitada e o rigoroso Controle do Diabetes com insulina concomitante ao amplo Debridamento e a Drenagem com Lavagem contínua costumam salvar o pé, pelo menos do ponto de vista funcional.
___ iatrogênica, Gangrena desencadeada por Procedimento médico seja ele clínico ou cirúrgico.
___ seca, Morte parcial ou total de dedo, Perna ou de todo Membro inferior ou, mais raramente, de Membro superior, decorrente de Obstrução da Artéria que irriga o território afetado. Evolui para Mumificação.
___ úmida, decorre da Obstrução de Artéria de menor calibre, ou mesmo de Arteríola. Há outros casos, quando é conseqüência de complicação de Diabetes mal controlada, comumente chamada de pé diabético. Deve ser tratado cirurgicamente pelo debridamento, ou seja, limpeza cirúrgica acompanhada de rigoroso Controle metabólico do Diabetes.
(ref. CID10) Gangrena aterosclerótica, (I70.2)
___ da polpa, (K04.1) Necrose da Polpa dentária.
___ da Vesícula biliar sem cálculo, (K81.0) Colecistite aguda.
___ de Raynaud, (I73.0) Moléstia Vascular periférica funcional podendo levar a pequenas gangrenas.
Moléstia profissional do ergot.
Susceptível ao Tabagismo e com maior freqüência em homens jovens.
Gangrena e Necrose do pulmão, (J85.0)
Gangrena gasosa, (A48.0)
Gangrena por fusoespiroquetas, (A69.0). Ver: Amputação, Arteriosclerose, Diabetes, Mortificação, Mumificação e Iatrogenia.