Xenônio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Xe; número atômico – 54; peso atômico – 131,29; grupo da tabela – 18; configuração eletrônica – [Kr].4d10.5s2.5p6; Classificação – gás nobre; Estado físico – gasoso (T=298K)].
Gás inerte, inodoro e incolor. É o penúltimo elemento do grupo 18, o grupo dos gases nobres. Apesar do mito sobre a inércia dos gases nobres, o Xenônio já foi combinado com sucesso em laboratório, pelo químico inglês Neil Bartlett, que produziu o sal Xe(PtF6), cristalino e sólido e muitos outros Compostos tem sido anunciados pela comunidade química. O Xenônio foi descoberto por Sir William Ramsay e Morris W. Travers, em 1898 no resíduo resultante da evaporação dos componentes do ar líquido. Ele está presente na atmosfera terrestre com aproximadamente 1 Parte por 20 milhões, sendo o gás mais escasso. Pode-se encontrar Xenônio na atmosfera de Marte, na proporção de 0,08 ppm (parte por milhão).
Usos e aplicações - lâmpadas excitantes de lasers de rubi; lâmpadas estroboscópicas e bactericidas; os perxenatos, em química analítica, como Agente oxidante; energia nuclear.