Samário

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Sm; número atômico – 62; peso atômico – 150,36; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Xe].4f6.6s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Tem um brilho prateado e é moderadamente estável ao ar. É o sexto elemento da série dos lantanídeos.
Foi descoberto em 1879, pelo oficial russo Lecoq de Boisbaudran no mineral samarskita - (Y,Er)4[(Nb,Ta)2O7]3. O Samário foi identificado pelas suas linhas de absorção, por Espectroscopia.
O Samário é encontrado nos minerais denominados terras raras, como: monazita - XPO4 (X=Ce,La,Y ou Th); alanita - X2Z3O(SiO4)(Si2O7)(OH) onde: X=Ca,Ce,La,Na e Z=Al,Fe,Mn,Be,Mg; bastnasita - LnCO3F (Ln = Lantanídeos). A monazita (areia de praia) pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África, Espanha, Rússia, África, Espanha, Índia e Brasil. O teor de Samário na monazita é de 2,8%.
'''''''Ocorrência no Brasil - Os principais depósitos de monazita no país se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro.
Usos e aplicações - fabricação de fones de Ouvido; os Compostos de Samário são usados como componentes na fabricação de equipamentos de projeção e iluminação para a indústria cinematográfica; composição de ligas metálicas; usado em reatores nucleares; o composto SmCo5 é um ímã permanente, com a maior Resistência a desmagnetização conhecida, o óxido de Samário é usado como catalizador para Destilação do Etanol.