Ródio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Rh; número atômico – 45; peso atômico – 102,9055; grupo da tabela – 9; configuração eletrônica – [Kr].4d7.5s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado, macio, maleável e é um dos seis metais que formam o chamado grupo da Platina (platina - Pt, Paládio - Pd, Irídio - Ir, Ósmio - Os, Ródio - Rh e Rutênio - Ru). O inglês W.H. Wollaston, em 1804, durante as suas pequisas de purificação da Platina metálica, descobriu e isolou um novo elemento ao qual deu o nome de Ródio - Rh, pela coloração vermelha de seus Compostos. A abundância do Ródio na Crosta terrestre é estimada em 10-4 ppm (partes por milhão). Ocorre associado com os metais do grupo da platina, formando ligas indefinidas em depósitos de minérios de níquel, minérios de cobre e Platina livre nos depósitos de pláceres. Rússia, Canadá, Estados Unidos, Colômbia e Japão possuem reservas de Ródio.
Ocorrência no Brasil - As principais ocorrências de Ródio no país estão nos Estados de Minas Gerais e em Goiás, no município de Niquelândia. O Brasil não produz ródio, tornando-o totalmente dependente das importações.
Usos e aplicações - refletores de raios infravremelhos usados em telescópios; catalisador industrial; instrumentos óticos; em sistemas de diminuição da emissão de gases em automóveis; ligas com Platina (Pt), para resistências de forno elétrico para temperaturas até 1723K, produção de Fibra de vidro, eletrodos para aviões a jato e cadinho (vaso para queimar metais) para laboratório; em contatos elétricos; joalheria.