Itérbio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Yb; número atômico – 70; peso atômico – 173,04; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Xe].4f14.6s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado brilhante, macio, maleável e dúctil. Na sua Forma pura, é relativamente estável, se afastado da umidade do ar. É o décimo quarto elemento da série dos lantanídios.
Em 1878, Marinac descobriu um novo componete na terra érbia (óxido de Érbio - Er2O3), chamando-o de Ytterbia. Em 1907, Georges Urbain separou a ytterbia em dois novos compostos, por ele chamados de neoyterbia e lutecia. Os novos elementos formadores dessas novas terras (óxidos) comprovaram a existência de dois novos elementos, o Itérbio e o lutécio, como são chamdos atualmente.
O Itérbio ocorre em pequenas quantidades com outras terras raras, em vários minerais. É obtido comercialmente nas areias monazíticas - monazita, XPO4 (X=Ce,La,Y ou Th) - que contem, em média, 0,03% de Itérbio. A monazita pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África, Espanha, Rússia, África, Espanha, Índia e Brasil.
Ocorrência no Brasil - Os principais depósitos de monazita no país se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro.
Usos e aplicações - aplicações em lasers; usado para melhorar o refino, a força e outras propriedades mecânicas do aço inoxidável; componente em potencial para fabricação de Fonte de energia para aparelhos de raios-X portáteis.