Disprósio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Dy; número atômico – 66; peso atômico – 162,50; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Xe].4f10.6s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado brilhante, que pode ser facilmente cortado com uma faca. É relativamente estável quando exposto ao ar em Temperatura Ambiente ( T = 298 K). Ele é o décimo elemento da série dos lantanídios.
O elemento 66 foi descoberto por Lecoq de Boisbaudran em 1886, mas não foi isolado. Naquela época, nem o seu óxido, nem o metal estavam disponíveis na Forma pura, até que foram desenvolvidas técnicas de separação de troca iônica e de redução metalográfica. Spedding e colaboradores, em 1950, isolaram o metal usando essas técnicas.
O Disprósio é encontrado nos minerais denominados terras raras, principalmente na monazita, XPO4 (X=Ce,La,Y ou Th) e na bastnasita, LnCO3F (Ln = Lantanídeos). A monazita (areia de praia) pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África, Espanha, Rússia, África, Espanha, Índia e Brasil.
Ocorrência no Brasil - Os principais depósitos de monazita no país se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro.
Usos e aplicações - fabricação de CD's (compact disc) para computadores, áudio e vídeo; ligas especiais de aço inoxidável, usadas em Controle nuclear; combinado com Vanádio (V) e outras terras raras, para fabricação de material para equipamentos de lasers.