Desnutrição

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Comportamento do paciente) não só a Fome generalizada que assola o país como também hábitos regionais distorcidos de alimentação prejudicam sobremaneira as condições individuais dos pacientes. Tais condições dificultam o Tratamento e são marcantes nos doentes crônicos; nos casos agudos põem em Risco a vida do paciente, uma vez que as reservas orgânicas são menores para uma resposta pronta.
(ref. CID10) Atraso do desenvolvimento devido à Desnutrição protéico-calórica, (E45)
Desnutrição fetal e Crescimento fetal retardado, (P05)
Desnutrição grave com Edema nutricional, (E40)
Desnutrição grave com marasmo, (E41)
Desnutrição materna sem outra especificação, (P00.4)
Desnutrição na gravidez, (O25)
Desnutrição no Parto e no puerpério, (O25)
Desnutrição protéico-calórica de graus moderado e leve, (E44)
Desnutrição protéico-calórica grave não especificada, (E43) “Perda de peso grave [emagrecimento] em crianças ou adultos, ou falta de ganho de peso em crianças conduzindo a um peso que está, pelo menos 3 desvios-padrão abaixo da média para a população de referência (ou uma perda Similar expressa por outras abordagens estatísticas). Quando somente uma medida é disponível, há uma alta probabilidade de Desnutrição protéico-calórica grave quando o peso observado for de 3 ou mais desvios-padrão abaixo do valor esperado para uma população de referência”.
Desnutrição protéico-calórica leve, (E44.1) “Perda de peso em crianças e adultos, ou falta de ganho de peso em crianças, conduzindo a um peso que é de 1 ou mais, mas menos do que 2 desvios-padrão abaixo da média para uma população de referência (ou uma perda Similar expressa através de outras abordagens estatísticas). Quando se dispõe somente de uma medida de peso, há uma alta probabilidade de Desnutrição protéico-calórica leve quando o peso observado for maior do que 1 e menor do que 2 desvios-padrão abaixo da média da distribuição de uma população de referência”.
Desnutrição protéico-calórica moderada, (E44.0) “Perda de peso,em crianças ou adultos, ou falta de ganho de peso em crianças, conduzindo a um peso observado de 2 ou mais, mas menos do que 3, desvios-padrão abaixo da média para uma população de referência (ou uma perda Similar expressa através de outras abordagens estatísticas). Quando se dispõe somente de uma medida de peso, há uma alta probabilidade de Desnutrição protéico-calórica moderada quando o peso observado é de 2 e de menos do que 3 desvios-padrão abaixo da média de uma população de referência”.
Desnutrição protéico-calórica não especificada, (E46)
Desnutrição protéico-energética grave com sinais tanto de Kwashiorkor quanto de marasmo, (E42)
Desnutrição protéico-energética grave, Forma intermediária, (E42)
Desnutrição sem outra especificação, (E46)
Diabetes mellitus relacionado com a desnutrição, (E12; com Coma – E12.0; com cetoacidose – E12.1; com Complicações renais – E12.2; com Complicações oftálmicas – E12.3; com Complicações neurológicas – E12.4; com Complicações circulatórias periféricas – E12.5; com outras Complicações especificadas – E12.6; com Complicações múltiplas – E12.7; com Complicações não especificadas – E12.8; sem Complicações – E12.9)
Retardo físico devido à desnutrição, (E45)
Seqüelas de Desnutrição e de outras deficiências nutricionais, (E64)
Seqüelas de Desnutrição protéico-calórica, (E64.0).