Cério

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Ce; número atômico – 58; peso atômico – 140,116; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Xe].4f1.5d1.6s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal cinza brilhante e maleável. É o segundo em reatividade entre as terras raras. O Cério é o segundo elemento da série dos lantanídios.
Em 1803, foi descoberto por Jöhns Jacob Berzelius e Wilhelm Hisinger e independentemente, no mesmo ano, por Martin Klaproth.
O Cério é encontrado nos minerais denominados Terras Raras, como: Monazita - XPO4 (X=Ce,La,Y ou Th); alanita - X2Z3O(SiO4)(Si2O7)(OH) onde: X=Ca,Ce,La,Na e Z=Al,Fe,Mn,Be,Mg; bastnasita - LnCO3F (Ln = Lantanídeos). A monazita (areia de praia) pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África, Espanha, Rússia, África, Espanha, Índia e Brasil.
Ocorrência no Brasil - Os principais depósitos de monazita no país se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro.
Usos e aplicações – os Compostos de Cério são usados como componentes na fabricação de equipamentos de projeção e iluminação para a indústria cinematográfica; tem aplicações nucleares e metalúrgicas; o óxido de Cério é usado na fabricação de camisas incandescentes de lampeões; como catalizador: em fornos auto-limpantes (incorporado às paredes dos fornos reduz o acúmulo de resíduos de gordura) e em refinarias de petróleo; na fabricação de vidro é um descolorizador e um componete para vidros especiais e o óxido de Cério é um Agente polidor do vidro; o sulfato de Cério é usado em Análise volumétrica na química analítica quantitativa.