Terapeutas

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 0-76) Os trabalhadores deste grupo de Base prestam serviços especiais de terapêutica médica. Suas funções consistem em: tratar de entorses, fraturas em vias de recuperação, paralisias, perturbações circulatórias e enfermidades nervosas, por meios físicos, geralmente de acordo com as prescrições de um médico; participar de atividades de Caráter profissional, educativo ou recreativo, organizadas sob Controle médico e que tenham por objetivo a readaptação física ou mental dos incapacitados; acalmar ou estimular os nervos, facilitar a Eliminação de resíduos, corrigir os tendões contraídos e conseguir outros efeitos terapêuticos.
___ ocupacional, (Nº da CBO: 0-76.30) Dedica-se a tratamento, desenvolvimento e Reabilitação de pacientes portadores de deficiências físicas e/ou psíquicas, promovendo atividades com fins específicos, para ajudá-los na sua recuperação e integração social. Prepara os programas ocupacionais destinados a pacientes confinados em hospitais ou outras instituições, baseando-se nos casos a serem tratados, para propiciar a esses pacientes uma terapêutica que possa desenvolver e aproveitar seu Interesse por determinados trabalhos; planeja trabalhos individuais ou em pequenos grupos, como trabalhos criativos, manuais, de mecanografia, horticultura e outros, estabelecendo as tarefas de acordo com as prescrições médicas, para possibilitar a redução ou Cura das deficiências do pa- ciente, desenvolver as capacidades remanescentes e melhorar seu Estado psicológico; dirige os trabalhos, supervisionando os pacientes na execução das tarefas prescritas, para ajudar o desenvolvimento dos programas e apressar a Reabilitação. Pode conduzir também programas recreativos.
___ (outros), (Nº da CBO: 0-76.90) Incluem-se aqui os Terapeutas não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de Base.