Manganês

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Mn; número atômico – 25; peso atômico – 54,938049; grupo da tabela – 7; configuração eletrônica – [Ar].3d5.4s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal cinza brilhante, duro e é oxidado superficialmente em Contato com o ar, perdendo o brilho.
O elemento foi identificado por C. W. Scheele e T. Bergman e isolado por J. G. Gahn em 1774, pela redução do dióxido de Manganês (MnO2) com Carbono (C).
O Manganês é um metal abundante que ocorre na Forma de minerais. É considerado um elemento estratégico na economia mundial, pois tem amplo uso comercial e distribuição geográfica desigual. É também, um importante elemento para vida animal e vegetal. Os depósitos de Manganês são abundantes na natureza, mas distribuem-se irregularmente. Os principais minerais de Manganês são: Pirolusita - MnO2 (Teor Mn 63,0%); Hausmannita - Mn3O4 (Teor Mn 72,5%); Braunita - 3Mn3O3.MnSiO3 (Teor Mn 45,0 à 50,0%); Rodocrosita - MnCO3 (Teor Mn 47,6%); Manganita - MnO.OH ou Mn2O3.H2O (Teor Mn 62,4%). A Rússia possui grande Parte da reserva mundial. A Índia exporta Manganês desde 1891. A República Sul Africana tem seus principais depósitos situados na Província do Cabo. A produção do minério teve um Crescimento considerável, que levou o país ao segundo lugar na produção mundial. No Gabão está umas das maiores reservas do planeta.
Ocorrência no Brasil – as reservas de Manganês no país, segundo dados oficiais do DNPM (Departamento Nacional da Produção Mineral), cheguem a quase 46 milhões de toneladas de minério. As principais jazidas estão em: Urucum (Mato Grosso do Sul); Buritirama e Igarapé Azul (Pará); Serra do navio (Amapá); Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais); Conselheiro Lafaiete, Ritápolis, Nazareno (Minas Gerais). Outras ocorrências de menor porte: Guaçui (Espírito Santo); Caetité, Licínio de Almeida, Jacaraci, Marau (Bahia); São João da Aliança (Goiás); Araçoiaba (Ceará).
Usos e aplicações - aços especiais; ligas com Alumínio (Al) e Antimônio (Sb); o dióxido de Manganês é um descolorizador de vidro com impurezas de Ferro; colocação de vidros na cor da ametista (violeta), ele é responsável pela cor da ametista verdadeira; os permanganatos são agentes oxidantes fortes e são usados em Análise quantitativa e em medicina; o seu dióxido é usado no preparo químico de oxigênio, cloro e na secagem de tintas pretas.
(ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Demência em outras doenças específicas classificadas em outros locais (F02.8); Outros transtornos mentais decorrentes de Lesão e Disfunção cerebrais e de Doença física (F06.-); Transtornos de Personalidade e de Comportamento decorrentes de doença, Lesão e de Disfunção de Personalidade (F07.-); Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático não especificado (F09.-); Episódios depressivos (F32.-); Neurastenia (Inclui Síndrome de Fadiga) (F48.0); Parkisonismo Secundário (G21.2); Inflamação Coriorretiniana (H30); Bronquite e Pneumonite devida a produtos químicos, gases, fumaças e vapores (Bronquite Química Aguda) (J68.0); Bronquiolite Obliterante Crônica, Enfisema Crônico Difuso ou Fibrose Pulmonar Crônica (J68.4); Efeitos Tóxicos Agudos (T57.2)
(ref. trabalhos que contém Risco) Extração, Tratamento e trituração de pirolusita (dióxido de manganês); fabricação de ligas e Compostos do Manganês; siderurgia; fabricação de pilhas secas e acumuladores; preparação de permanganato de Potássio e fabricação de Corantes; fabricação de vidros especiais e cerâmica; soldagem com eletrodos contendo Manganês; fabricação de tintas e fertilizantes; curtimento de couro.