Berílio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Be; número atômico – 4; peso atômico – 9,012182; grupo da tabela – 2; configuração eletrônica – [He].2s2; Classificação – metal alcalino terroso; Estado físico – sólido (T=298K)].
O Berílio foi descoberto em 1797 pelo cientista Nicolas Louis Vauquelin em Paris no mineral berilo (Al2Be3Si6O18); em 1828 os pesquisadores Friedrich Wöhler e Antonine Alexandre Brutus Bussy, independentemente, obtiveram o Berílio metálico pela redução do cloreto de Berílio (BeCl2) com Potássio (K). Apresenta-se no Estado sólido na Temperatura de 298 K e possui coloração cinza escuro, pertence ao grupo dos metais alcalinos terrosos.
O Berílio é encontrado na natureza sob a Forma de minerais; como: Berilo – 3BeO.Al2O3.6SiO2 e Fenacita: 2BeO.SiO2. A esmeralda, pedra preciosa, é um cristal de Berílio com impureza de íons Cr3+, que são responsáveis pela sua cor característica verde.
Ocorrência no Brasil – Depósito em Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Usos e aplicações – Partes de computadores e instrumentos com dimensões estáveis e com grau de dureza específico; Moderador em reações nucleares; estrutura de satélites de Comunicação; material estrutural para mísseis, naves espaciais e similares; o óxido de Berílio é usado na indústria nuclear
(ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão (C34.-); Conjuntivite (H10); Beriliose (J63.2); Bronquite e Pneumonite devida a produtos químicos, gases, fumaças e vapores (Bronquite Química Aguda) (J68.0); Edema Pulmonar Agudo devido a produtos químicos, gases, fumaças e vapores (Edema Pulmonar Químico) (J68.1); Bronquiolite Obliterante Crônica, Enfisema Crônico Difuso ou Fibrose Pulmonar Crônica (J68.4); Dermatite de Contato por Irritantes (L24.-); Efeitos Tóxicos Agudos (T56.7)
(ref. trabalhos que contém Risco) Extração, trituração e Tratamento de Berílio; fabricação e fundição de ligas e Compostos; utilização na indústria aeroespacial e manufatura de instrumentos de precisão e ordenadores; ferramentas cortantes que não produzam faíscas para a indústria petrolífera; fabricação de tubos fluorescentes, de ampolas de raios X, de eletrodos de aspiradores, catodos de queimadores e moderadores de reatores nucleares; fabricação de cadinhos, vidros especiais e de porcelana para isolantes térmicos.