Erro médico, premissas para o controle do

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

A problemática do Erro médico se situa em um contexto extremamente complexo, envolvendo aspectos diversos e de diferente natureza, cada um deles com respostas imprevisíveis e dimensões incomensuráveis.
Dessa forma, é importante assinalar os princípios reguladores que podem nortear uma política vigorosa de combate à má medicina e ao atendimento hospitalar deficiente e precário. De fato, existem mecanismos de Controle de Qualidade tanto do serviço e Cuidados que o doente recebe dos Hospitais como também do próprio Procedimento médico em si; por outro lado, sempre é oportuno lembrar que a melhor defesa contra o Erro médico é a tomada de consciência, por Parte do médico, de que ele existe e pode trazer conseqüências sérias para o doente e também para si.
Partindo-se dessas premissas, o tema deve ser analisado sob múltiplas facetas, com vistas a uma compreensão abrangente do problema. O objetivo é de equacioná-lo adequadamente, na esperança de que não se esmoreçam os mecanismos de combate à má prática médica, e, assim, beneficiar o doente, contribuindo para melhorar a Qualidade de vida do brasileiro.