Macheiro, à mão: mudanças entre as edições

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar
m (uma edição)
Sem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:
(ref. ''[[Classificação]] Brasileira de Ocupações - ''CBO 7-25.50) Confecciona machos de areia, procedendo manualmente ao preparo das armações, ao apisoamento da areia na [[Caixa]] e às outras tarefas necessárias à confecção dos mesmos, para possibilitar o seu emprego na fabricação de peças fundidas em metal. Interpreta desenhos e especificações, analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar; coloca os arames de reforço, dispondo-os de maneira adequada, para formar a estrutura do macho; soca a mistura de areia e aglomerantes no interior da caixa, empregando soquete manual ou pneumático, para formar os contornos do macho; limpa e isola a superfície interna da [[Caixa]] de macho, pulverizando-a com um [[Agente]] isolante, para preparar a confecção do macho; retira o macho da [[Caixa]] e retoca suas superfícies, pulverizando grafite ou outra substância, para assegurar o melhor acabamento possível da peça a fundir; executa o carregamento e descarregamento de uma estufa especial, utilizando equipamento apropriado, para estocar e secar os machos; faz os respiradores nos machos, preparando-os de acordo com a [[Técnica]] requerida, para permitir a saída dos gases desprendidos durante o vazamento do metal no molde. Pode injetar gases especiais nos machos para provocar uma reação química que os endureça. <br /> ___ ''', à máquina, '''(ref. ''[[Classificação]] Brasileira de Ocupações - ''CBO 7-25.60) Confecciona, à máquina, machos de areia, manobrando dispositivos mecânicos e atendendo a todo o [[Processo]] operativo, para possibilitar a utilização desses machos na moldação de peças metálicas. Desempenha tarefas similares às executadas pelo [[Macheiro; à mão]] (7-25.50), porém manipula uma máquina que soca a areia e desprende o macho mecanicamente, acionando dispositivos para sacudir a [[Placa]] de fixação da [[Caixa]] e invertê-la, desprendendo o macho.
(ref. ''[[Classificação]] Brasileira de Ocupações - ''CBO 7-25.50) Confecciona machos de areia, procedendo manualmente ao preparo das armações, ao apisoamento da areia na [[Caixa]] e às outras tarefas necessárias à confecção dos mesmos, para possibilitar o seu emprego na fabricação de peças fundidas em metal. Interpreta desenhos e especificações, analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar; coloca os arames de reforço, dispondo-os de maneira adequada, para formar a estrutura do macho; soca a mistura de areia e aglomerantes no interior da caixa, empregando soquete manual ou pneumático, para formar os contornos do macho; limpa e isola a superfície interna da [[Caixa]] de macho, pulverizando-a com um [[Agente]] isolante, para preparar a confecção do macho; retira o macho da [[Caixa]] e retoca suas superfícies, pulverizando grafite ou outra substância, para assegurar o melhor acabamento possível da peça a fundir; executa o carregamento e descarregamento de uma estufa especial, utilizando equipamento apropriado, para estocar e secar os machos; faz os respiradores nos machos, preparando-os de acordo com a [[Técnica]] requerida, para permitir a saída dos gases desprendidos durante o vazamento do metal no molde. Pode injetar gases especiais nos machos para provocar uma reação química que os endureça. <br /> ___ ''', à máquina, '''(ref. ''[[Classificação]] Brasileira de Ocupações - ''CBO 7-25.60) Confecciona, à máquina, machos de areia, manobrando dispositivos mecânicos e atendendo a todo o [[Processo]] operativo, para possibilitar a utilização desses machos na moldação de peças metálicas. Desempenha tarefas similares às executadas pelo [[Macheiro, à mão]] (7-25.50), porém manipula uma máquina que soca a areia e desprende o macho mecanicamente, acionando dispositivos para sacudir a [[Placa]] de fixação da [[Caixa]] e invertê-la, desprendendo o macho.

Edição atual tal como às 17h25min de 14 de outubro de 2011

(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-25.50) Confecciona machos de areia, procedendo manualmente ao preparo das armações, ao apisoamento da areia na Caixa e às outras tarefas necessárias à confecção dos mesmos, para possibilitar o seu emprego na fabricação de peças fundidas em metal. Interpreta desenhos e especificações, analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar; coloca os arames de reforço, dispondo-os de maneira adequada, para formar a estrutura do macho; soca a mistura de areia e aglomerantes no interior da caixa, empregando soquete manual ou pneumático, para formar os contornos do macho; limpa e isola a superfície interna da Caixa de macho, pulverizando-a com um Agente isolante, para preparar a confecção do macho; retira o macho da Caixa e retoca suas superfícies, pulverizando grafite ou outra substância, para assegurar o melhor acabamento possível da peça a fundir; executa o carregamento e descarregamento de uma estufa especial, utilizando equipamento apropriado, para estocar e secar os machos; faz os respiradores nos machos, preparando-os de acordo com a Técnica requerida, para permitir a saída dos gases desprendidos durante o vazamento do metal no molde. Pode injetar gases especiais nos machos para provocar uma reação química que os endureça.
___ , à máquina, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-25.60) Confecciona, à máquina, machos de areia, manobrando dispositivos mecânicos e atendendo a todo o Processo operativo, para possibilitar a utilização desses machos na moldação de peças metálicas. Desempenha tarefas similares às executadas pelo Macheiro, à mão (7-25.50), porém manipula uma máquina que soca a areia e desprende o macho mecanicamente, acionando dispositivos para sacudir a Placa de fixação da Caixa e invertê-la, desprendendo o macho.