Consciência

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 17h21min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

É o que o ser humano percebe, experimenta, sente prazer ou dor, conhece, sofre, decide e age.
Integração de todas as funções psíquicas envolvidas com a apreensão da realidade, e que leva ao conhecimento e Reconhecimento de algo real ou não, das questões interiores e exteriores bem como da própria Identidade e essência do eu.
Tem dois atributos: exercício quantitativo da Consciência produzida pela experiência e pelos estímulos agindo sobre as estruturas neurológicas.
O Afeto pela Qualidade da Consciência fornece a Capacidade de dar valor das experiências vividas.
Implica em Capacidade de compreender o que está acontecendo em sua volta.
Diz respeito a Capacidade moral da Consciência.
(ref. dimensões) psicológicas, responsável pela percepção psico-neurológica e sensitiva da realidade, dos estímulos e da situação do ser no mundo, a dimensão epistemológica, respresentada pela noção precisa do que está acontecendo aqui e, por último, a dimensão metafísica capaz de atribuir uma escala de valores éticos e morais aos acontecimentos (qualidade moral da consciência).
___ incompatível com o planejamento do delito, deve ser abrupta com características impulsiva.
Tem falta de racionalidade atreladas ao crime, deve ser excluída quando houver plano ou ação elaborada para o delito, falta de crueldade, de revanchismo ou de vingança.
Há duas possibilidades de Consciência extremamente raras e não resistem a uma Análise psicopatológica, nada tem haver com legítima defesa, nem com drogados e alcoolizados.