Alodínia: mudanças entre as edições

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com ''''Alodinia''', do grego ''allo'' (outro) e ''odyne'' (dor), envolve uma mudança no sentido da dor, da qualidade de uma sensação, seja de que tipo for. Estímulos s...')
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Alodinia''', do grego ''allo'' (outro) e ''odyne'' (dor), envolve uma mudança no sentido da [[dor]], da qualidade de uma [[sensação]], seja de que tipo for. Estímulos sensoriais que em situações normais não provocam dor. <ref>[http://www.glossarioonline.com.br/modules/wordbook/entry.php?entryID=24344 Glossário on-line]</ref>
'''Alodinia''', do grego ''allo'' (outro) e ''odyne'' (dor), envolve uma mudança no sentido da [[dor]], da qualidade de uma [[sensação]], seja de que tipo for. Estímulos sensoriais que em situações normais não provocam dor.  


Trata-se de uma disfunção da actividade cerebral que se manifesta como uma sensação de dor quando, normalmente, o estímulo não é doloroso. Quando uma pessoa tem uma sensação e os impulsos que chegam ao [[cérebro]] são interpretados como uma sensação desagradável, produz-se dor. Isto pode acontecer porque o impulso é realmente doloroso ou porque a mensagem das [[fibras nervosas]] está alterada. Pode-se estar a estimular determinadas áreas do corpo sem implicar dor, mas o cérebro pode interpretá-las como uma sensação dolorosa. <ref>Harrison – Medicina Interna, 2008. pp 83, 154-155, 2581</ref>
Trata-se de uma disfunção da atividade cerebral que se manifesta como uma sensação de dor quando, normalmente, o estímulo não é doloroso. Quando uma pessoa tem uma sensação e os impulsos que chegam ao [[cérebro]] são interpretados como uma sensação desagradável, produz-se dor. Isto pode acontecer porque o impulso é realmente doloroso ou porque a mensagem das [[fibras nervosas]] está alterada. Pode-se estar a estimular determinadas áreas do corpo sem implicar dor, mas o cérebro pode interpretá-las como uma sensação dolorosa.  


{{Referências}}
{{Referências}}
Harrison – Medicina Interna, 2008. pp 83, 154-155, 2581


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==
[http://www.neurocirurgia.com]<br />
[http://www.neurocirurgia.com]<br />
[http://www.glossarioonline.com.br/modules/wordbook/entry.php?entryID=24344 Glossário on-line]<br />
[http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/glossario/alodinia Médicos de Portugal]<br />
[http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/glossario/alodinia Médicos de Portugal]<br />
[http://www.pdr.pt/patologia/Fibromialgia.aspx Portal das doenças reumáticas]<br />
[http://www.pdr.pt/patologia/Fibromialgia.aspx Portal das doenças reumáticas]<br />


[[Categoria:Sintomas]]
[[Categoria:Sintomas]]

Edição das 19h22min de 21 de outubro de 2012

Alodinia, do grego allo (outro) e odyne (dor), envolve uma mudança no sentido da dor, da qualidade de uma sensação, seja de que tipo for. Estímulos sensoriais que em situações normais não provocam dor.

Trata-se de uma disfunção da atividade cerebral que se manifesta como uma sensação de dor quando, normalmente, o estímulo não é doloroso. Quando uma pessoa tem uma sensação e os impulsos que chegam ao cérebro são interpretados como uma sensação desagradável, produz-se dor. Isto pode acontecer porque o impulso é realmente doloroso ou porque a mensagem das fibras nervosas está alterada. Pode-se estar a estimular determinadas áreas do corpo sem implicar dor, mas o cérebro pode interpretá-las como uma sensação dolorosa.

Predefinição:Referências Harrison – Medicina Interna, 2008. pp 83, 154-155, 2581

Ligações externas

[1]
Glossário on-line
Médicos de Portugal
Portal das doenças reumáticas

da:Allodyni de:Allodynie en:Allodynia fr:Allodynie it:Allodinia ja:アロディニア pl:Allodynia ru:Аллодиния sv:Allodyni