Vesalius, Andreas (André Vesálio)

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Maior Anatomista da Renascença belga (Bruxelas, 1514 - 1564).
Nome de origem era Andries van Wesel.
Desenvolveu dissecações de corpos humanos e com a descrição de suas descobertas ajudou a corrigir noções equivocadas que prevaleciam desde a antigüidade e estabeleceu os fundamentos da moderna ciência da Anatomia.
Pai da Anatomia científica moderna.
Lecionou nas universidades de Bolonha e de Pádua, na Itália, onde demonstrou (1539) que as descrições anatômicas de Galeno, Fisiologista grego que viveu em Roma, referiam-se a macacos e não a homens, pois naquela época a dissecação de cadáveres humanos era rigorosamente proibida por motivos religiosos.
Sua principal obra foi De humanis corporis fabrica libri septem (1543), em sete volumes, sobre a estrutura do Corpo humano, considerado o mais bem acabado livro publicado na Renascença, dividido em sete volumes, com várias ilustrações de página inteira, feitas por Jan van Calcar, e mais de seiscentas páginas, na mais fina impressão da época. Era uma obra prima da ciência médica e simbolizou o encerramento do galenismo, dividindo a Anatomia em antes e depois de Vesalius.
Foi Condenado à morte, pela Inquisição, por ter dissecado um Corpo humano. Sua Pena foi comutada numa peregrinação a Terra Santa (Jerusalém). Na viagem de volta, adoeceu e morreu na ilha de Zante (ou Zacynassim), na então república de Veneza, na costa da Grécia.