Térbio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Tb; número atômico – 65; peso atômico – 158,92534; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Xe].4f9.6s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado acinzentado, dúctil e maleável; tão macio que pode ser facilmente cortado com uma faca. Ele é o nono elemento da série dos lantanídios. Em 1843, Carl Gustav Mosander detectou o Térbio como impureza no mineral yttria (óxido de Ítrio - Y2O3), na Suécia.
O Térbio é encontrado nos minerais denominados terras raras, principalmente na monazita, XPO4 (X=Ce,La,Y ou Th), na gadolinita, Y2FeIIBe2(SiO4)2O2, e na cerita. Pode ocorrer tambem na bastnasita, LnCO3F (Ln = Lantanídeos). A monazita (areia de praia) pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África, Espanha, Rússia, África, Espanha, Índia e Brasil.
Ocorrência no Brasil - Os principais depósitos de monazita no país se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro.
Usos e aplicações - o óxido de Térbio é usado como ativador para a cor verde em tubos de imagens de televisores em cores; com óxido de zicônio, é usado como estabilizador de células de combustível que operam em temperaturas elevadas.