Portador

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Guia de Vigilância Epidemiológica) Pessoa ou animal que não apresenta sintomas clinicamente reconhecíveis de uma determinada Doença transmissível ao ser examinado, mas que está albergando o Agente etiológico respectivo.
___ ativo, Portador que teve sintomas, mas que em determinado momento, não os apresenta.
___ ativo convalescente, Portador durante e após a Convalescença. É comum esse Tipo de Portador na Febre tifóide e na Difteria.
___ ativo crônico, Pessoa ou animal que continua a albergar o Agente etiológico muito tempo depois de ter tido a Doença. O momento em que o Portador ativo convalescente passa a Crônico é estabelecido arbitrariamente para cada Doença. No Caso da Febre tifóide, por exemplo, o Portador é considerado como ativo Crônico quando alberga a Salmonella thyphi por mais de um ano após ter Estado doente.
___ ativo incubado ou precoce, Portador durante o Período de Incubação clínica de uma Doença.
___ eficiente, Portador que elimina o Agente etiológico para o meio exterior ou para o organismo de um vetor hematófago, ou que possibilita a Infecção de novos hospedeiros. Essa Eliminação pode ser feita de maneira contínua ou de modo Intermitente.
___ ineficiente, Portador que não elimina o Agente etiológico para o meio exterior, não representando, portanto, um Perigo para a comunidade no Sentido de disseminar esse microorganismo.
___ passivo (portador aparentemente são), Portador que nunca apresentou sintomas de determinada Doença transmissível, não os está apresentando e não os apresentará no futuro; somente pode ser descoberto por meio de exames adequados de laboratório.
___ passivo crônico, Portador passivo que alberga um Agente etiológico por um longo Período de tempo.
___ passivo temporário, Portador passivo que alberga um Agente etiológico durante pouco tempo; a distinção entre o Portador passivo Crônico e o temporário é estabelecida arbitrariamente para cada Agente etiológico.