Plutônio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Pu; número atômico – 94; peso atômico – 244 (isótopo mais estável); grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Rn].5f6.7s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado, radioativo e que perde o brilho quando oxidado lentamente. Foi o segundo elemento transurânico a ser descoberto na série dos actinídeos. O isótopo 238Pu foi produzido em 1940 por Seaborg,MC Millan, Kennedy e Wahl, por bombardeamento do Urânio no cicloton de Berkeley (Califórnia). O putônio é produzido em grandes quantidades em reatores nucleares. O elemento também ocorre em quantidades traço nos minérios de Urânio. É formado pela irradiação natural do Urânio.
Usos e aplicações - componente explosivo de armas nucleares. Um Quilo de plutônio, é Equivalente a 22 milhões de kilowat/hora de energia térmica. A detonação de 1Kg de Pu, produz uma explosão igual à aproximadamente 20.000 toneladas de explosivo químico; controladores de velocidade. Material para o desenvolvimento do uso industrial da potência nuclear. 238Pu usado nas missões lunar Apollo, como potência, e em equipamentos para uso na superfície lunar.