Moldador de abrasivos

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-43.60) Executa a moldagem de rebolos, esmeris, pedras de afiar e outras ferramentas abrasivas, utilizando processos manuais e mecânicos, para possibilitar a fabricação de ferramentas utilizadas na usinagem por Abrasão. Escolhe o molde do rebolo ou esmeril, seguindo as especificações ou outras instruções, para assegurar a fabricação da ferramenta abrasiva, dentro das formas e dimensões requeridas; enche o molde com a quantidade necessária de mistura abrasiva e aglutinante, utilizando vertedores, para possibilitar a prensagem do material; transporta o molde cheio à prensa, posicionando-o de Forma adequada, para efetuar a prensagem; prensa o material no molde, acionando a prensa ou executando a operação manualmente, para tornar a mistura compacta e aglutinada; extrai a peça do molde, valendo-se de meios adequados, para enviá-la à secagem.
___ de borracha (por compressão), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-01.35) Efetua a moldagem de massa de borracha, preparando moldes e operando uma prensa de Compressão e vapor, para obter peças vulcanizadas. Enche o molde, colocando-lhe a quantidade necessária de massa crua, a fim de prepará-lo para a prensagem da peça nas dimensões e formas desejadas; instala o molde na máquina, posicionando-o e fixando-o convenientemente com instrumentos de preensão, para proceder à prensagem; põe a máquina em funcionamento, manejando os dispositivos de Controle e comando, para aquecer e comprimir a mistura e obter a peça desejada; extrai a peça do molde, abrindo-o e retirando-a manualmente ou com pinças, para encaminhá-la a novos tratamentos ou possibilitar sua imediata utilização; efetua a limpeza dos moldes, retirando os resíduos de borracha por meio de ar comprimido, para deixá-los em condições de nova utilização. Pode operar uma prensa injetora de borracha. Pode especializar-se na moldagem de um determinado Tipo de Produto e ser designado de acordo com a Especialização.
___ de corpos de prova em usina de concreto, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-52.22) Molda corpos de prova em uma Central de concreto, utilizando fôrmas deslizantes de aço, para possibilitar uma verificação em laboratório. Colhe amostras de concreto utilizado nos canteiros de obras e nas centrais de concreto, colocando-as em fôrmas deslizantes de aço, madeira ou Fibra de vidro, para possibilitar o Teste e a Análise da Qualidade e Resistência do material; classifica o material, utilizando número de série apropriado, para Posterior Identificação; zela pelo material recolhido, cobrindo e resguardando as fôrmas em local apropriado, para consertar as propriedades de cimento; transporta os corpos para uma Câmara úmida, valendo-se de força física, para manter as características do cimento; informa o Supervisor imediato do total de corpos de prova moldados, anotando em formulário próprio seu número de série e data da moldagem, para possibilitar o Controle sobre o acompanhamento do Processo; zela pela limpeza e conservação das fôrmas e equipamentos, verificando o Estado dos mesmos, para assegurar a continuidade do Processo produtivo. Pode Auxiliar nos serviços gerais de laboratório.
___ de lentes, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 8-90.40) Dá Forma ao vidro Ótico e extrai peças a partir de discos de vidro, aquecendo-o ou moldando-o, para confeccionar lentes em bruto ou peças similares. Regula o forno apropriado na Temperatura prescrita, atuando em seus controles específicos, para aquecer o vidro; aquece os blocos de vidro, colocando-os no piso do forno, para dar-lhes a plasticidade necessária ao Trabalho; golpeia e comprime o bloco de vidro, utilizando paletas acionadas à mão, para dar-lhe Forma aproximada e evitar tensões internas excessivas; prensa o vidro Ótico ainda quente e meio trabalhado, utilizando prensa apropriada, para obter lentes em bruto; fabrica peças de vidro, como cristais para faróis de automóveis e outros similares, introduzindo discos de vidro nos respectivos moldes e aquecendo-os no forno durante o tempo necessário, para dar-lhes a Forma do molde; molda lentes em bruto padronizadas, como vidros de instrumentos e de relógios, introduzindo em uma prensa mecânica blocos de vidro aquecidos, para possibilitar a fabricação desses instrumentos; resfria as peças de vidro, utilizando uma cuba especial contendo líquido, para evitar a Deformação da peça.
___ de plástico (por compressão), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-03.30) Opera uma máquina compressora de plástico, manejando dispositivos de Controle e comando, para moldar peças desse material. Estuda as características do Trabalho programado, interpretando desenhos e esboços, para planejar a seqüência de operações e o ajuste da máquina; instala o molde na máquina, posicionando-o convenientemente com auxílio de instrumentos de fixação, a fim de preparar o mecanismo para as operações de moldação; regula o Calor em nível adequado à fusão do material, graduando o termostato, para obter a Temperatura requerida à moldagem das peças; deposita no molde os Materiais plásticos previamente misturados, vertendo-os adequadamente, para proceder à moldação; põe em funcionamento a máquina, operando-a de modo a fazer descer o pistão hidráulico sobre o molde, para comprimir a mistura e formar a peça; extrai a peça do molde, servindo-se de ferramentas manuais ou por meio de um jato de ar comprimindo, a fim de liberar a máquina para novas operações. Pode misturar numa máquina os Materiais plásticos com produtos catalisadores e Corantes.
___ de plástico (por injeção), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-03.20) Opera uma máquina injetora de plástico,manejando dispositivos de Controle e comando, para moldar produtos desse material. Estuda as características do Trabalho programado, interpretando desenhos e esboços da peça a ser executada, para planejar a seqüência de operações e o ajuste da máquina; instala o molde na máquina, utilizando instrumentos e peças de fixação, a fim de deixá-la nas condições requeridas para o Trabalho; regula o Calor em nível adequado à fusão do material, graduando o termostato, para fazer com que o plástico adquira a Temperatura necessária à moldagem; abastece a máquina com Materiais plásticos previamente misturados, colocando-os no Dispositivo de alimentação, para atender ao programa de produção; coloca em funcionamento a prensa, ajustando movimentos e manejando os dispositivos de comando e controle, para fechar o molde, injetar no mesmo a Matéria-prima e efetuar a moldação; extrai do molde a peça moldada, utilizando pinças, tenazes e outras ferramentas manuais, a fim de liberar a máquina para novas operações; examina as peças obtidas, servindo-se de instrumentos e de percepções sensoriais, para assegurar-se de que correspondem às características exigidas; remove as asperezas e irregularidades da superfície das peças, lixando-as, polindo-as ou trabalhando-as de outra forma, para conferir- lhes as qualidades especificadas. Pode operar uma máquina para misturar Materiais plásticos e Corantes. Pode recolher resíduos de plástico, para reaproveitá-los no Processo produtivo.
___ , à mão, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-25.20) Confecciona moldes de areia, posicionando e ajustando os modelos e preenchendo as caixas com areia, de acordo com a Técnica de execução, para possibilitar a fundição de peças de Ferro fundido, aço, metais não- ferrosos e ligas especiais. Interpreta desenhos relacionados com a peça a ser moldada, examinando formas e dimensões, para preparar a seqüência das operações; seleciona ou providencia a areia de fundição, levando em conta o material a ser fundido, para proceder à moldação; coloca sobre a bancada ou o solo a metade da Caixa de moldação, utilizando ferramentas e dispositivos apropriados, para posicionar a primeira metade do modelo; cobre o modelo com areia fina, comprimindo-a com os dedos, para evitar a formação de bolhas e outras irregularidades na peça; preenche a meia-caixa com areia grossa, socando-a com soquete manual ou pneumático, para acondicioná-la perfeitamente; retira o modelo da meia-caixa, invertendo-a cuidadosamente e utilizando, se necessário, aparelhos de levantamento, para separar as duas metades da Caixa; procede aos retoques e à Abertura dos canais para vazamento do metal no molde, consertando as falhas com as mãos umedecidas ou com espátulas, para assegurar o melhor acabamento possível da peça a ser fundida; assenta os machos no interior do molde e une as partes Superior e Inferior da caixa, fixando-as com parafusos, braçadeiras ou grampos, para compor a Caixa de moldação. Pode manipular máquina para a fabricação de moldes em casca (Shell molding).
___ , à máquina, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-25.40) Confecciona moldes de areia, observando as especificações e utilizando máquinas auxiliares, para possibilitar a fundição de peças de Ferro fundido, aço, metais não-ferrosos e ligas especiais. Desempenha tarefas similares às que realiza o moldador, à mão (7-25.20), porém utiliza máquinas auxiliares para as operações de confecções de moldes, especialmente para o revestimento e Compressão de areia nas caixas de moldação, ou para emborcar a Caixa e retirar o modelo. Pode especializar-se em operar um Tipo específico de máquina para a fabricação de moldes e ser designado de acordo com a Especialização.
___ e macheiros, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 7-25) Os trabalhadores deste grupo de Base preparam os moldes e machos para fundição de metais. Suas funções consistem em: operar equipamentos de preparação da areia a ser utilizada nos moldes; confeccionar, à mão ou à máquina moldes de areia para a moldação de metais; confeccionar, a mão ou à máquina, os machos para a fundição de peças ocas.