Hermafroditismo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(CID10 – Q56.0) Estado de Hermafrodita.
Hermafrodita ou hermafrodito, que vem do grego Hermaphróditos, filho de Hermes e de Afrodite, na prática é Sinônimo de Bissexual, indicativo de Indivíduo de Sexo duplo ou duvidoso, Portador de Testículo e Ovário. O Hermafrodita verdadeiro é raríssimo na espécie humana. Há poucas dezenas de casos descritos na literatura mundial. Admite-se que decorra de uma translocação de segmentos de DNA. Hermafroditismo é o Estado decorrente da situação do Hermafrodita. Durante muito tempo, pensou-se que os animais hermafroditas fossem capazes de fecundarem a si próprio. Darwin mostrou em plantas a necessidade da Fecundação cruzada.
Interferência hormonal - a Genitália desenvolve-se nos três primeiros meses da Gravidez sob a influência dos hormônios sexuais do embrião, cujos desarranjos, associados a anormalidades cariotípicas, são os causadores dos estados intersexuais. Compreende-se que o problema se complica muito quando é bilateral e o Paciente têm um Ovário e um Testículo de cada lado. Pode ser também unilateral tendo o Paciente Ovotestis ou seja, uma Forma aberrante de Tecido ovariano e testícular, de um lado e um Ovário ou um Testículo do outro. Há ainda o pseudo-hermafrodita feminino e o masculino, conforme o Indivíduo tenha Ovário e Órgãos genitais externos semelhantes aos do homem ou Testículo e Órgãos genitais externos femininos.
___ aparente, Sin. Hermafroditismo falso, pseudo-hermafroditismo, dimidiado, unilateral (uma Gônada de Forma aberrante mas com Genitália externa predominantemente masculina ou feminina).
___ verdadeiro, Sin. Hermafroditismo bigonodal, completo e glandular.