Estrôncio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Sr; número atômico – 38; peso atômico – 87,62; grupo da tabela – 2; configuração eletrônica – [Kr].5s2; Classificação – metal alcalino terroso; Estado físico – sólido (T=298K)].
Quarto elemento do grupo dos metais alcalinos terrosos. É sólido (à 298 K) e prateado. Quando entra em Contato com o ar, reage formando uma película amarelada na superfície, o óxido de Estrôncio (SrO).
Em 1808, Sir Humphrey Davy obteve pequenas quantidades de Estrôncio metálico por aquecimento da amálgama formada pela eletrólise de uma mistura de cloreto de Estrôncio (SrCl2) e óxido de Mercúrio (HgO). É considerado um metal de alta tecnologia, componete essencial na composição do vidro Frontal dos tubos de imagens para TV em cores.
Não ocorre livre na natureza, apenas em Forma combinada em vários minerais, sendo os principais: Estroncianita - SrCO3; Celestita - SrSO4
Ocorrência no Brasil - como matéria-prima, a celestita - cujo nome vem das impurezas presentes no mineral, que lhe conferem a cor azul - é totalmente importado, mas já estão em andamento estudos geológicos para detectar a ocorrência do mineral em solo brasileiro.
Usos e aplicações - na composição de pigmentos para tintas, plásticos, vidro; fabricação do vidro Frontal dos tubos de imagens para TV em cores; fabricação de vidros, a celestita (SrSO4) é responsável por atribuir iridescência aos vidros e pelo refinamento dos cristais; pirotecnia (quando queimado ao ar emite uma chama brilhante de cor vermelha); fabricação de ímãs; Prevenção de osteoporose; Prevenção de cáries; o isótopo radioativo 85Sr é usado na detecção de Câncer nos ossos.