Estanho

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Sn; número atômico – 50; peso atômico – 118,71; grupo da tabela – 14; configuração eletrônica – [Kr].4d10.5s2.5p2; Classificação – metal; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal branco, prateado, maleável, dúctil e apresenta propriedades metálicas bem definidas. Desde a antiguidade o Estanho é conhecido, sendo mencionado até no “Velho Testamento”. Foi um dos primeiros elementos a serem utilizados pela tecnologia humana, junto com o cobre (Cu), para produzir bronze, nos tempos pré-históricos. O Estanho ocorre na Forma combinada na natureza em minerais, sendo o seu principal minério é a cassiterita (SnO2). O metal é obtido pela redução do minério, pelo Carbono (C) à 1473 K.
O Estanho ocorre na natureza na Forma combinada com minerais, sendo o seu principal minério a cassiterita (SnO2). Os maiores produtores mundiais são: Bolívia, Indonésia, Zaire, Tailândia e Nigéria.
Ocorrência no Brasil - o Estanho está distribuído pelo país em jazidas nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Minas Gerais. Em menor proporção, no Pará, São Paulo, Goiás e Rondônia.
Usos e aplicações - fundido ao vidro, alisa a superfície para fabricação de vidros de janelas; aplicado como cobertura em outros metais como Agente anti-corrosivo; grande variedade de ligas estanho-nióbio para produzir campo magnético e com cobre para fazer bronze; fabricação de tintas especiais para cascos de navios; o cloreto estanhoso (SnCl2), é um forte Agente redutor usado em reações químicas.