Enxofre

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – S; número atômico – 16; peso atômico – 32,006; grupo da tabela – 16; configuração eletrônica – [Ne].3s2.3p4; Classificação – não metal; Estado físico – sólido (T=298K)].
Não metal amarelo claro, inodoro. É insolúvel em água, mas apresenta solubilidade em Dissulfeto de carbono (CS2). O Enxofre é essencial à vida, importante matéria prima na formação de Ácido sulfúrico (H2SO4), um dos principais reagentes Químicos utilizado industrialmente.
Nas antigas escritas, o termo Enxofre, freqüentemente referia-se à idéia de combustibilidade. No Velho e no Novo Testamento o fogo e o Enxofre estão sempre associados à punição. Por outro lado, no ano 800 AC propriedades desinfetantes das fumaças provenientes da sua queima já eram conhecidas. Existiam citações de que era usado para desinfetar as casas daquela época. Anos depois, o termo sulfúreo era Sinônimo de inflamável; Tinha um cheiro desagradável produzido pela sua queima. Era considerado como símbolo dos espíritos do mal, representado pelo triângulo equilátero (representação do fogo pelos alquimistas), com um Sinal da cruz em baixo. Foi reconhecido como elemento, quando Lavoisier explicou que o Processo de combustão era resultado da reação de queima em presença do Oxigênio do ar. A invenção da pó[email protected];/[email protected] uma mistura de Carvão e nitrato de Potássio com Enxofre e a fabricação de Ácido sulfúrico (H2SO4), tornaram o Enxofre de grande importância econômica na época. Atualmente este uso é mais restrito, devido ao aparecimento de novas tecnologias, embora o elemento tenha um grande número de aplicações na industria moderna.
O Enxofre é encontrado livre na natureza, nos meteoritos e na Forma de Compostos como: sulfetos – pirita (FeS2); esfalerita (ZnS); calcopirita (CuFeS2); galena (PbS) e sulfatos – gipso (CaSO4.2H2O); anidrida (CaSO4); barita (BaSO4). O Enxofre e seus componentes, ocorrem em regiões de rochas vulcânicas e nas de rochas sedimentares. O Enxofre vulcânico explorado no japão e nos países andinos tem importância relevante na produção mundial. Nos Estados Unidos, estão as maiores reservas mundiais, nas formações terceárias à borda do golfo do méxico. O Enxofre é produzido também nos seguintes países: Rússia, Itália, México, França, Alemanha, Suécia, Noruega, Canadá e África. As grandes refinarias que destilam óleo contendo 1% à 2% de enxofre, podem se tornar uma Fonte apreciável do elemento.
Usos e aplicações - produção industrial de diversos produtos Químicos como Ácido sulfúrico, dióxido de enxofre, sulfeto de sódio, reagentes orgânicos, o Ácido sulfúrico (H2SO4) é o reagente mais usado em diversas facções da indústria; Agente de vulcanização da borracha natural; utilizado na produção de fertilizantes fosfatados; no Tratamento da madeira para fabricação de papel; em vaporizadores; fabricação de pólvora; é um componente minoritário das gorduras e fluidos corporais; indústria farmacêutica. Complicação mecânica de Enxerto de Órgão urinário, (T83.2). Presença de Enxerto de Ponte [bypass] aortocoronária, (Z95.1). Complicação mecânica de Enxerto de Ponte coronária e implantes de valvas, (T82.2).Complicação não especificada de Enxerto geniturinários, Prótese e implante, (T83.9). Infecção e reação inflamatória devidas à Enxerto no Aparelho urinário, Prótese (dispositivo protético) e implante, (T83.5). Infecção e reação inflamatória devidas à Enxerto no Trato genital, Prótese (dispositivo protético) e implante, (T83.6). Infecção e reação inflamatória devidas a outros enxertos cardíacos e vasculares, dispositivos e implantes, (T82.7). Complicações [dor, embolia, estenose, fibrose, Hemorragia e trombose] devidas a enxertos cardíacos e vasculares, Prótese (dispositivos protéticos) e implantes, (T82.8). Complicação mecânica de outros enxertos do Trato genital, Prótese (dispositivos protéticos) e implantes, (T83.4). Complicação mecânica de enxertos gastrointestinais, Prótese (dispositivos protéticos) e implante, (T85.5). Complicação mecânica de outros enxertos internos, Prótese (dispositivos protéticos) e implantes, (T85.6). Infecção e reação inflamatória devidas a outros enxertos internos, Prótese (dispositivos protéticos) e implantes, (T85.7). Complicações não especificada de Enxerto cardíacos e vasculares, Prótese (dispositivo protético) e implante, (T82.9)