Arsênio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – As; número atômico – 33; peso atômico – 74,92; grupo da tabela – 15; configuração eletrônica – [Ar].3d10.4s2.4p3; ClassificaçãoMetalóide; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metalóide sólido de cor cinza metálico, quebradiço, cristalino. O elemento era conhecido na antiguidade pelos chineses, gregos e egípicios.
O dominicano canonizado em 1931, Albertus Magnus em 1250 foi quem primeiro isolou o arsênio, através do aquecimento de sabão com trissulfeto de Arsênio (As2S3).
O Arsênio é encontrado na natureza na Forma de cristais, associado à minérios de prata, de cobalto e de Níquel. A arsenopirita (FeAsS), é o mineral mais comum do Arsênio. Ela ocorre em minérios de Estanho e Tungstênio nos depósitos de alta Temperatura; associado com os minérios de Prata e cobre, galena (PbS), esfarelita (ZnS), pirita (FeS2) e calcopirita (CuFeS2). As reservas de arsenopirita estão espalhadas pela Crosta terrestre; as principais estão na Inglaterra, na Bolívia e nos Estados Unidos (New Hamphire, Connecticut e Nova Jersey).
Ocorrência no Brasil - São encontradas reservas produtoras de Arsênio em São Paulo e Minas Gerais.
Usos e aplicações - fabricação de Compostos de Arsênio; ligas de Chumbo e Arsênio; ligas para tubos aquecedores; inseticidas; combinado com gálio, na Forma de AsGa, como semicondutores lasers; indústria eletrônica de semicondutores.
(ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Angiossarcoma do Fígado (C22.3); Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão (C34.-); Outras neoplasias malignas da Pele (C44.); Polineuropatia devida a outras agentes tóxicos (G52.2); Encefalopatia Tóxica Aguda (G92.1); Blefarite (H01.0); Conjuntivite (H10); Queratite e Queratoconjuntivite (H16); Arritmias cardíacas (I49.-); Rinite crônica (J31.0); Ulceração ou Necrose do Septo Nasal (J34.0); Bronquiolite Obliterante Crônica, Enfisema Crônico Difuso ou Fibrose Pulmonar Crônica (J68.4); Estomatite Ulcerativa Crônica (K12.1); Gastroenterite e Colites tóxicas (K52.-); Hipertensão Portal (K76.6); Dermatite de Contato por Irritantes (L24.-); Outras formas de Hiperpigmentação pela melanina: Melanodermia (L81.4); Leucodermia, não classificada em outra Parte (Inclui Vitiligo Ocupacional) (L81.5); Ceratose Palmar e Plantar Adquirida (L85.1); Efeitos Tóxicos Agudos (T57.0)
(ref. trabalhos que contém Risco) Metalurgia de minérios arsenicais e indústria eletrônica; extração do Arsênio e preparação de seus Compostos; fabricação, preparação e emprego de tintas, lacas (gás arsina), inseticidas, parasiticidas e raticidas; processos industriais em que haja desprendimento de Hidrogênio arseniado; preparação e conservação de peles e plumas (empalhamento de animais) e conservação da madeira; agentes na produção de vidro, ligas de chumbo, Medicamentos e semi-condutores.