Alimentação balanceada

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sabe-se experimentalmente que é possível induzir lesões arterioscleróticas em animais através de dietas ricas em colesterol, ao passo que dietas restritivas podem proteger ou até provocar regressão de lesões pré-existentes. Esse conhecimento impõe a conveniência de qualquer indivíduo, mesmo sadio, ter hábitos alimentares salutares, para não induzir a Doença em si próprio, através de uma dieta desequilibrada. A preocupação com melhores condições de Saúde aliada a uma nova Concepção de Estética corporal gerou o grande Interesse populacional pelas dietas. Entretanto, muitas pessoas se iludem com produtos que alegam ter algo especial em suas fórmulas. Alguns, subliminarmente, sugerem não acarretar o Risco de engordar ou, até mesmo, serem dotados de “poderes” emagracedores.
Produtos Dietéticos - Alimento dietético serve para várias finalidades e não somente para as dietas de baixa caloria ou para diabéticos, como são bem conhecidos. Servem também para pacientes com Colesterol elevado, Ácido úrico elevado, hipertensão, bem como para outras condições bem definidas. Alimento dietético é aquele que, pela substituição, Adição ou supressão parcial ou total de um ou mais de um de seus componentes, em sua composição, atenda às necessidades específicas de pessoas com problemas metabólicos, fisiológicos ou Físicos. Não deve ser confundido o termo Alimento dietético como exclusivo para diabéticos. Deve haver a especificação - para diabéticos. Não confundir teor de Colesterol com valor calórico: se o Indivíduo tem Colesterol elevado e peso dentro da normalidade não precisa restringir as calorias. Os alimentos com até 40% do valor energético dos convencionais trazem no rótulo a expressão “baixa caloria” ou “diet”. Aí estão as balas, refrigerantes e gelatinas, além de outros. A palavra “light” é termo abrangente e aplicado a produtos duvidosos que tenham diminuído ou abrandado o teor de um ou de mais de um de seus componentes e seu uso não é exclusivo para diabéticos. No Caso dos alimentos ou bebidas a expressão “light” representa ter o Limite máximo de 66% da energia do Alimento ou da bebida convencional. Existem diversos adoçantes disponíveis: aqueles à Base de sacarina ou ciclamato não apresentam nenhuma caloria, entretanto, o aspartame, apesar de ser mais palatável, apresenta 4 Kcal/g. O uso de dieta necessita bom senso. A privação excessiva de determinados alimentos pode acarretar sérias conseqüências. Uma dieta para emagrecer pode levar, conforme o seu rigor, à perda inicial de 500g por dia. Entretanto, esses gramas perdidos compõem-se de 70% de água, 8% de Músculo e apenas 20% de Gordura. A grande perda de peso desses regimes costuma ser fugaz. As dietas não devem ser radicais e um Indivíduo que deseja perder peso não pode fazer jejum. Deve diminuir a quantidade ingerida progressivamente e concomitantemente aumentar sua Atividade física.
Jejum - hoje, as pessoas jejuam deliberadamente por razões religiosas, ou vontade de emagrecer, desconhecendo seu Perigo. Abstendo-se de comer, acreditam que melhoram a Resistência a doenças, revitalizam órgãos, revertem o Envelhecimento. Jejuar como um Hábito saudável se baseia na idéia de que o Corpo acumula “toxinas” (venenos ou substâncias como radicais livres) que destroem células, tecidos e Órgãos. Quando o Corpo fica sem se alimentar, ele se volta para as próprias fontes - primeiro para as moléculas de açúcar do Sistema sangüíneo, depois para as reservas de glicogênio, ou Gordura do Corpo. Após um dia ou mais sem comer, quando os carbohidratos estão se esgotando, o Corpo começa a converter Gordura em Compostos Químicos chamados Cetonas. Estas se acumulam no Fígado. Há o Risco de Desidratação e diminuição do volume sangüíneo. Ao final, o resultado pode ser confusão, perda de Memória e mesmo Coma. Jejuar é particularmente perigoso para pessoas com diabetes, Pressão sangüínea baixa e úlceras gástricas. “A maioria das pessoas tem reserva suficiente de energia para jejuar por 24 horas sem problema, mas pode ficar desidratado em um dia”. Jejuar é considerado uma Estratégia eficaz para perder peso. Só que se emagrece sob uma dieta líqüida, também se engorda ao voltar a comer alimentos sólidos.
Fibra alimentar - a Fibra alimentar é definida como sendo a soma de resíduos não digeríveis no Trato gastrointestinal humano, formada, principalmente, pela Parede celular dos vegetais. Nos últimos quinze anos houve um considerável Aumento de Interesse no estudo das respostas fisiológicas provocadas pela Fibra presente na dieta. Há relação bastante significativa entre várias doenças comuns em indivíduos das sociedades desenvolvidas e a Deficiência de Fibra na alimentação. Assim, é comum a Constipação intestinal crônica inespecífica, Doença diverticular do cólon, apendicite aguda, cálculos biliares, aterosclerose, doenças coronarianas. Certas respostas fisiológicas como Aumento do bolo fecal, redução dos níveis de Colesterol sérico, diminuição da resposta glicêmica de determinadas dietas estão relacionadas com as propriedades físicas dos diversos componentes presentes na fração fibra, como, por exemplo, Capacidade de se ligar à água, viscosidade, absorção de Compostos orgânicos e Capacidade de troca iônica. Os efeitos da Fibra alimentar ocorrem tanto no Trato gastrointestinal Superior (boca, estômago, Intestino delgado) onde acontece a digestão e absorção de nutrientes, como na porção Inferior (intestino grosso) na qual os resíduos do Alimento são em Parte fermentados pelas bactérias intestinais antes de serem eliminados pelas fezes.
Dieta ideal - qualquer Indivíduo Normal deve fazer dieta balanceada com ingestão de 30% de Gordura (300g de colesterol), 10% de proteína, 60% de carboidratos, 30g de fibra, 6g de cloreto de Sódio. No que diz respeito às gorduras a distribuição adequada é de 10% de ácidos graxos saturados, 10% de monossaturados e 10% de poli-insaturados. Na composição da Célula o Colesterol é fundamental, portanto, gorduras necessitam ser ingeridas.
___ e saúde, a Saúde é o bem supremo do homem e condição indispensável para o perfeito aproveitamento dos demais Bens. A alimentação é sua Base.
Da alimentação da mãe depende a Saúde do filho que vai Nascer. Da alimentação da Criança depende a Saúde do homem de amanhã. Da alimentação do homem depende sua produção física e intelectual. Ensinar um povo a alimentar-se é ajudar a salvá-lo da marginalização social.
___ equilibrada, a que tem todos os componentes fundamentais em proporção adequada.
(ref. CID10) Falta de alimentação adequada, (Z59.4)
Dificuldades de alimentação e erros na administração de alimentos, (R63.3)
Problemas de alimentação sem outra especificação, (R63.3)
Alimentação vagarosa do recém-nascido, (P92.2).