Ítrio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Y; número atômico – 39; peso atômico – 88,90585; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Kr].4d1.5s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado, brilhante e relativamente estável ao ar. O metal torneado, queima ao ar em temperaturas Superior a 673K, e quando finamente dividido é muito instável ao ar.
Em 1788, Lientenant Arrhenius, encontrou um mineral preto numa pedreira na pequena cidade de Ytterby, próximo a Estocolmo, e observada por ele como um novo mineral o qual deu-lhe o nome de ytterbite(Iterbita). Seis anos mais tarde, em 1794, o mineralogista finlandês Johann Gadolin, examinou uma amostra de Iterbita, concluíndo que esta continha um novo elemento, confirmado por Anders Gustav Ekeberg. Ele provou que o mineral continha beryllia (descoberto por Vanquelin) e um novo elemento ao qual chamou de Ítrio. Em homenagem a Gadolin, a iterbita passou a ser conhecida como gadolita - Y2FeIIBe2(SiO4)2O2.
O Ítrio ocorre nos seguintes minerais: Xenotima - Y(PO4); Samarskita - (Y, Er)4[(Nb, Ta)2O7]3; Gadolinita - Y2FeIIBe_2_(SiO4)2O2. Ocorre também na monazita - fosfato amidro de terras raras, com teor de óxido de Ítrio variando de 0 a 5%. Depósitos de monazita (areia de praia) são encontrados nos Estados Unidos, Brasil, Índia, Austrália e Madagascar.
Ocorrência no BrasilMonazita, depósitos de praias e restingas. Esses depósitos se estendem no litoral do Rio Grande do Norte até o Estado do Rio de Janeiro. Ela apresenta normalmente os seguintes teores médios de óxido: óxido de Cério (39% a 40%); óxido de Tório (0 a 18%); óxido de Zircônio (0 a 7%); óxido de Ítrio (0 a 5%).
Usos e aplicações – Iindústria de refino de petróleo, indústria farmacêutica, industria eletrônica; na industria química, pela Resistência à muitos reagentes Químicos e pelo alto ponto de fusão; material odontológico; joalheria; indústria ótica - não contamia o vidro; termômetros com Resistência de Platina (473K - 1273K); processos eletroquímicos.